Na festa de premiação da 20ª edição do Programa Agrinho, nesta segunda-feira (26/10) na Expotrade, em Curitiba, Apucarana brilhou mais uma vez no concurso estadual de redação. Cinco alunos apucaranenses, sendo quatro da rede pública municipal e um da Escola Nossa Senhora da Alegria, tiveram suas redações selecionadas entre as melhores do Paraná. Dos 11 trabalhos premiados da Regional de Londrina, 5 foram de Apucarana.
O evento da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e seus parceiros, foi prestigiado pelo presidente da Entidade, Agide Meneguetti; a secretária de educação, Ana Seres Comin; secretário da agricultura Norberto Ortigara; deputados estaduais e federais, além de outras autoridades. Cerca de 2 mil pessoas participaram da solenidade festiva, que entregou cinco automóveis zero quilômetro para professores de escolas públicas, que concorreram na categoria de projeto pedagógico.
O destaque maior de Apucarana foi para Gabryel Donizeti da Silva, do 3º ano, da Escola Municipal Augusto Weyand. Ele venceu todos os concorrentes na macro região de Londrina, e também foi o campeão em âmbito estadual. O feito de Gabryel foi comemorado e aplaudido pelo prefeito Beto Preto, que estava acompanhado da secretária de educação, Marli Fernandes; da professora da escola, Débora Quintilhiano; e da mãe de Gabyel, a Sra. Priscila Cristina dos Reis.
A Escola Municipal do Campo Wilson de Azevedo, localizada no Distrito de Caixa de São Pedro, destacou-se entre as instituições apucaranenses com dois alunos premiados: Matheus Henrique Gomes (8º ano) orientado pela professora Ana Paula Marcheto Rocha, e Ana Paula da Silva Lira (9º ano), com o auxilio da professora Gracilene da Silva Moreno.
Os outros dois premiados da rede municipal foram Gabryel Donizete da Silva, do 3º ano da Escola Augusto Weyand (Jardim Tibagi), e Arthur de Azevedo Vialle, do 5º ano da Escola Dr. Joaquim Vicente de Castro (Vila Santa Rosa). Eles escreveram, respectivamente, sob a orientação da professora Débora Luiza Quintilhiano e da professora Maria Lúcia Bento Guill. Da rede privada de Apucarana, a aluna Júlia Bossa de Souza Lima, do 8º ano da Escola Nossa Senhora da Alegria, foi a vencedora em âmbito regional.
A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, se manifestou satisfeita pela boa performance dos estudantes de Apucarana, com a orientação das professoras. “Cumprimento a todos os alunos pelos bons trabalhos apresentados e também aos docentes por seu empenho. Ficamos muito contestes com o desempenho de todos, conquistando resultados brilhantes para Apucarana”, afirmou a secretária.
O prefeito Beto Preto enalteceu a grandeza do Programa Agrinho, criado no Paraná e que já foi estendido para outros 18 estados. “Presenciamos uma belíssima festa cultural e de cidadania, em que para nossa satisfação, Apucarana se destacou novamente, com cinco estudantes premiados. Estamos investindo e criando condições favoráveis e só temos a agradecer aos professores pelo seu excelente trabalho e também aos alunos pelo aprendizado”, assinalou Beto Preto.
O Programa Agrinho é o principal projeto de responsabilidade social desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná, por meio do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), que propõe à nova geração uma reflexão sobre as relações entre o campo e a cidade.
Em 2015 o programa foi desenvolvido em todos os municípios paranaenses, movimentando mais de 1,5 milhão de crianças e 80 mil professores, da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial. Dentre estes, mais de 5 mil inscreveram seus trabalhos e 300 foram selecionados como vencedores do 20º Agrinho.