A Agência do Trabalhador de Apucarana recebeu nesta terça-feira, (27/05) um importante reforço do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. A unidade foi contemplada com equipamentos eletrônicos, como computadores, notebooks e impressoras, que vão modernizar o atendimento ao público e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores.
O anúncio foi feito durante evento realizado em Curitiba, com a presença do governador em exercício Darci Piana, secretários estaduais, prefeitos, deputados e representantes de Agências do Trabalhador de todo o Paraná. O deputado estadual Do Carmo e atual Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, teve participação direta na articulação e no fortalecimento do programa na região, garantindo os investimentos para Apucarana.
O gerente da unidade local, Neno Leiroz, esteve acompanhando no evento pelo secretário de Gestão Pública, Robson de Souza Cruz. Leiroz lembra que esta nova etapa consolida um processo iniciado no começo do ano, quando a agência recebeu novas estações de trabalho e cadeiras de espera (longarinas). “Esses investimentos são fundamentais para modernizar a estrutura e melhorar o ambiente para servidores e trabalhadores. Já em fevereiro, com o apoio do prefeito Rodolfo Mota e do então secretário Mauro Moraes, conseguimos renovar o mobiliário que tinha mais de 20 anos de uso. Agora, com os equipamentos eletrônicos e a chegada da carreta do Qualifica Paraná, damos um passo ainda maior para qualificar e atender melhor a população”, destacou Neno.
Além dos equipamentos, Apucarana também foi contemplada com a nova etapa do programa Qualifica Paraná – Unidades Móveis, que oferece cursos profissionalizantes com aulas teóricas e práticas ministradas em carretas-escola. O município já assinou o termo de adesão e iniciará nesta quinta-feira (29) a primeira turma do curso de qualificação – na área de Operação de Torno e Centro de Usinagem. A formação será totalmente gratuita, com carga horária de 96 horas, distribuídas ao longo de 24 dias, com aulas de segunda a sexta-feira, entre os turnos vespertino e noturno. Os participantes terão direito a apostila, jaleco e, ainda, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.008,00, que será paga em até dez dias após a conclusão do curso.
“Estamos trazendo uma carreta da qualificação para cá, e o mais importante: os alunos recebem uma bolsa-auxílio que ajuda com alimentação e transporte. É uma grande conquista que fortalece a formação profissional da nossa população”, complementou Neno.
O programa é uma parceria do Governo do Estado com o Senai Paraná, e oferece cursos voltados à preparação de mão de obra para o mercado de trabalho.