O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), manteve esta semana reunião com a diretora Comercial da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Emília Belinati. O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (06/08), no gabinete municipal, e também contou com o envolvimento do secretário Municipal de Meio Ambiente, Éwerton Pires, do gerente da Unidade de Gestão de Resíduos Sólidos da estatal, Domingos José Budel, do gerente local da Sanepar, Rui Mendes Júnior, e do Procurador Municipal, Paulo Sérgio Vital.
Na pauta central estiveram tratativas sobre o gerenciamento do aterro sanitário do município, hoje sob a responsabilidade da Sanepar. “Foi uma audiência muito importante, onde conversamos principalmente sobre assuntos correlatos à Lei Federal 12.305/2010, que entrou em vigor no último final de semana e instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, comenta o secretário Éwerton Pires.
De acordo com ele, a diretora comercial Emília Belinati prestou contas dos trabalhos feitos pela empresa no aterro apucaranense e deu detalhes do cronograma para operacionalização de uma nova célula para recebimento de mais resíduos sólidos. No encontro, Emília também anunciou que a Sanepar vai antecipar a ação compensatória que se comprometeu a cumprir e faz parte do termo de autorização ambiental para expansão da área de operacionalização do aterro, em aproximadamente 5 mil metros quadrados. “A medida consiste no plantio de 12 mil mudas de árvores nativa junto à Unidade de Conservação Colônia Mineira e, segundo informou a diretora comercial, vai começar antes do acordado”, informa Pires.
Ainda dentro da agenda, segundo relata o secretário, o prefeito Beto Preto (PT) aproveitou para tratar de questões pontuais relativas aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “Cobranças por melhorias na prestação do serviço”, finaliza Éwerton Pires, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana.