O prefeito Beto Preto assinou na manhã de hoje o decreto Nº 410/2014, instituindo Luto Oficial por três dias no Município, em decorrência do falecimento do Arcebispo Emérito de Cascavel, Dom Armando Círio, aos 98 anos, ocorrido na noite desta segunda-feira. Ele estava internado devido a problemas respiratórios e sofreu uma parada cardíaca. O corpo do religioso está sendo velado na Catedral Nossa Senhora Aparecida.
“A perda de Dom Armando entristece todos nós apucaranenses, pelo seu carisma e pela sua passagem histórica pela cidade, como construtor da Catedral Nossa Senhora de Lourdes”, lamentou Beto Preto, justificando o Luto Oficial.
Nascido em 1.916 em Calamandra, na Itália, Dom Armando iniciou sua vida religiosa em 1.940 quando foi ordenado padre. Em janeiro de 1947, veio para o Brasil como missionário com outros cinco padres. Inicialmente atuou como vigário na cidade de Botucatu (SP) e, pouco tempo, depois veio para o Paraná onde assumiu a paróquia de Apucarana em 1.948.
O arcebispo ficou por onze anos em Apucarana e sua passagem foi muito importante para a comunidade, pois no dia 11 de fevereiro de 1.949, assentou a pedra fundamental da futura Catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana, considerada até hoje o principal monumento da cidade. Em 28 de agosto de 1.960 foi ordenado Bispo e assumiu a Diocese de Toledo, onde ficou por 18 anos. Na sequência, ficou por igual período à frente da Arquidiocese de Cascavel, de onde se tornou bispo emérito.
Dom Armando Círio esteve pela última vez em Apucarana, por ocasião dos 50 anos de sacerdócio do Monsenhor Roberto Carrara, quando participou da concelebração ao lado de cardeais, arcebispos, bispos e padres de todo o país.
Como pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes e membro da Congregação dos Oblatos de São José, dom Armando Círio, também teve sua atuação marcada na cidade em favor do Colégio São José, Colégio Nossa Senhora da Glória e da extinta Santas Casa de Misericórdia (atual Hospital da Providência).