Cerca de 150 representantes de entidades governamentais, não-governamentais e da sociedade civil organizada participaram nesta quarta-feira (24/06), em evento realizado no auditório do escritório regional do CREA, do lançamento da campanha “Nascemos para ser felizes”. Uma promoção do Núcleo de Prevenção de Acidentes, Violências e Promoção da Saúde (NUPAVS/Apucarana), através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, o objetivo da ação é fomentar o desenvolvimento de ações intersetoriais de vigilância, promoção da saúde, prevenção e intervenção no enfrentamento de violências e acidentes.

“A violência não é algo natural do ser humano e com esta iniciativa buscamos estimular a denúncia e a ruptura deste ciclo em todas as suas instâncias”, observou Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família e que no ato representou o prefeito Beto Preto.

As entidades presentes receberam um banner da campanha para ser afixado em lugar estratégico e foram convidadas a compor um comitê intersetorial, que será oficializado mediante decreto pelo prefeito Beto Preto, tendo como incumbência dar corpo às ações do NUPAVS na cidade. “Temos que estar atentos a todos os tipos de violência. Dentro do universo em que o núcleo pretende agir, cada secretaria municipal ou entidade, em suas atividades têm muito a contribuir com este trabalho. Espero que todos façam parte deste comitê, que visa promover cada vez mais uma cultura de paz em Apucarana”, afirmou Denise.

O banner da campanha “Nascemos para ser felizes” que, foi repassado aos presentes, informar números telefônicos úteis no acionamento de socorro em caso de acidentes ou denúncias de violência, e também de canais onde o cidadão encontra orientações em ambos os casos e nas questões ligadas à promoção da saúde. “Muitas pessoas não sabem para quem ligar quando se deparam com estas situações e este material certamente vai ser de grande ajuda, devendo ser exposto em lugar com grande circulação de pessoas”, disse Patrícia Vecchi, diretora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM).

O secretário de Saúde, Roberto Kaneta, classificou como “oportuno” o lançamento da campanha e a formatação de um comitê intersetorial. “Vemos todos os dias ao ligar a televisão, o rádio ou abrir o jornal, a situação de violência que vivemos hoje no país. É violência contra a mulher, criança, idoso, no trânsito. Uma realidade preocupante. Por isto, é muito oportuno um ambiente onde haja a proposição de ações preventivas, onde possamos discutir estas questões no sentido de valorizar o ser humano. A volta do respeito e da dignidade é uma responsabilidade de todos nós”, frisou Kaneta.

Na visão dos organizadores, o NUPAVS – que é um organismo ligado à política pública da Saúde – somente vai obter eficácia funcional se o trabalho acontecer conjuntamente com toda a rede de serviços (saúde, educação, assistência social, geração de emprego, proteção da mulher e família, entre outras) e entidades parceiras .

Representando o Legislativo, a vereadora Aurita Bertoli parabenizou a iniciativa municipal. “É importante pensarmos nas políticas públicas que tratam o ser humano na sua totalidade. De nada adianta termos uma boa Saúde se tivermos violência, por exemplo. Parabéns a Apucarana, que tem hoje uma gestão que se preocupa com as pessoas em sua totalidade. Este comitê, uma vez constituído, certamente vai aperfeiçoar muito ações preventivas já trabalhadas hoje pelo município”, considerou Aurita.

Outra autoridade presente foi a secretária da Educação, professora Marli Regina Fernandes da Silva. “Muitas vezes ao pensarmos sobre violência achamos que ela está apenas nas cidades grandes mas não, ela está próxima de nós. Importante lutarmos para que ela não se torne uma rotina aceitável e que ajamos preventivamente para que ela não aconteça. A Educação vai estar junto neste trabalho”, concluiu.

A participação junto ao comitê intersetorial do Núcleo de Prevenção de Acidentes, Violências e Promoção da Saúde (NUPAVS/Apucarana) é aberta a todas as entidades e organismos interessados. O contato pode ser feito através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) ou da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família.

Além do lançamento da campanha, a programação do evento contou ainda com uma oficina de sensibilização e orientações para a realização da notificação compulsória, que foi ministrada pelo psicólogo Emerson Luiz Peres, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Publicações Recomendadas