O 21º título consecutivo veio com a mobilização de 48% da população, contra os 46% alcançados pela concorrente, a cidade paulista Santana do Parnaíba.
Com o objetivo de driblar a inatividade, o Dia do Desafio é um evento anual que acontece de forma simultânea em diversos países, esse ano devido à greve dos caminhoneiros foi realizado no dia 20 de junho quando cidades do mesmo porte populacional protagonizam uma disputa saudável. É considerada vencedora aquela que mobilizar mais pessoas na prática de uma atividade física durante pelo menos 15 minutos consecutivos.
Em Apucarana, o evento é organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude e Secretaria Municipal da Promoção Artística. De acordo com Jossuela Pinheiro, coordenadora do Dia do Desafio em Apucarana, à programação contou com centenas de atividades agendadas ao longo do dia, além das manifestações espontâneas da população. As ações envolveram o comércio, empresas e estabelecimentos de ensino, sendo a maioria relacionada à atividade de alongamento, caminhada e dança.
Jossuela lembra que neste ano Apucarana superou uma dificuldade extra para vencer o desafio: a paralisação dos caminhoneiros que afetou no desabastecimento de combustíveis e produtos de primeira ordem, fazendo com que a data do evento fosse alterada. “Agradecemos imensamente os esforços de toda a equipe envolvida (Secretária de Esportes e Secretária de Cultura), que mesmo com todas as dificuldades e com o tempo escasso para elaboração da programação, sem o corriqueiro ponto de atividades na praça Rui Barbosa, entre outros, conseguimos mobilizar 48 % da população com a prática de atividades físicas, e consequentemente conscientizando a população sobre os benefícios que a prática regular traz a saúde. Vencemos a primeira disputa contra a cidade de Santana de Parnaíba, que venha 2019 para novamente sagrarmos campeões”, comemorou Jossuela.