Um Guarda Civil Municipal (GCM) e um agente da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, ambos com atuação direta em ações de fiscalização e proteção ambiental, participaram na última semana, em São Roque, interior de São Paulo, do Curso Intensivo de Resgate de Animais Silvestres.
Segundo destaca o prefeito Rodolfo Mota, a capacitação foi promovida pelo Núcleo da Floresta, do Centro de Pesquisas e Extensão em Fauna e Flora, e o encaminhamento dos servidores integra as ações municipais que visam aprimorar os serviços prestados à população. “A partir de incentivos a capacitações como esta, aprimoramos a atuação das equipes técnicas da Prefeitura de Apucarana, neste caso, ampliando o preparo para ocorrências envolvendo fauna silvestre em áreas urbanas e rurais. Com isso, o município fortalece suas políticas públicas ambientais, garantindo mais segurança tanto para os profissionais envolvidos quanto para os animais resgatados”, observa o prefeito, ressaltando que os servidores serão multiplicadores de conhecimento junto aos demais integrantes do departamento.
As solicitações de resgate de animais silvestres são uma demanda diária na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Nestes primeiros seis meses do ano, fomos acionados para 167 resgates, envolvendo animais como gambás, serpentes e diversas espécies de aves silvestres”, informa o secretário Diego Silva. Segundo ele, a capacitação de um agente de meio ambiente e outro da Guarda Civil Municipal fortalece o serviço. “A missão inicial de resgate de animais silvestres é da pasta do Meio Ambiente, mas sempre que necessário a GCM nos dá suporte”, explica.
O curso, com carga horária de 20 horas/aula, foi ministrado pelo biólogo especialista Rafael Mana (CRBio 1: 51514/01-D). “Durante a formação, os servidores receberam treinamento teórico e prático sobre temas fundamentais para o manejo seguro e legal de animais silvestres, incluindo legislação aplicada ao resgate, técnicas de contenção e transporte, e primeiros socorros”, complementa o major Vilson Laurentino da Silva, secretário municipal de Segurança Pública.
De acordo com o comandante da GCM, Pablo Aparecido Rocha Pereira, “a formação também abordou o atendimento a emergências, uso de equipamentos, regras e critérios para resgates, destinação dos animais capturados e conhecimento das principais espécies resgatadas”, diz.
Segundo relatório de trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dos 167 resgates de animais silvestres realizados desde o início do ano, 35 ocorreram em janeiro, 32 em fevereiro, 33 em março, 28 em abril, 27 em maio e 12 em junho. “Com a queda da temperatura, historicamente há uma redução nas ocorrências”, explica Silva.
Serviço – Para acionar o resgate de animal silvestre durante o horário comercial (segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas), o contato deve ser feito com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (43) 3423-0142 ou WhatsApp (43) 99967-0324. Já entre as 18 e 7 horas, durante a semana, e aos finais de semana, o atendimento é realizado pela Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153.