A prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, ofereceu a toda rede de serviço ligada ao atendimento as crianças e adolescentes da cidade dois dias de capacitação voltada ao combate à violência infanto juvenil. Na sexta-feira à noite aconteceu no Hotel Doral o lançamento de material para apoio do combate ao abuso sexual direcionado ao público alvo do treinamento.
Hoje, os trabalhos se estenderam durante todo o dia e esteve a cargo da palestrante Cristina Fukumori Watarai, psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cristina é especialista no trato com a violência doméstica contra crianças e adolescentes pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em psicologia pela Universidade Estadual Paulista e desde 2004 trabalha como psicóloga do Centro de Referência Especializado de Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas da Violência, em Londrina.
A capacitação envolveu o Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, secretarias municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, além de entidades. “Promovemos este evento porque no ano passado tivemos muitos casos confirmados. Foram identificados 78 casos, mas sabemos que tem muito mais porque as vítimas e familiares têm medo de denunciar”, informa a secretária da Assistência Social, Márcia de Regina de Sousa.
Márcia argumenta que é necessário a identificação desses casos através das redes de serviço de proteção a criança e adolescente. “Técnico bem informado e orientado tem formas de abordagem e acolhida que faz com que a criança e o adolescente relatem o que está acontecendo. Esse profissional também é capacitado para identificar o abusador e saber como proceder em relação a essa pessoa. Vai transformar a situação de abuso num processo e responsabilizar o envolvido”, afirma a secretária Márcia de Sousa.