Chefiada pela Secretária Márcia Regina de Souza, a equipe técnica da Secretaria da Assistência Social de Apucarana manteve nesta quarta-feira (05/08) um encontro de trabalho com o prefeito Beto Preto. No momento, que aconteceu no gabinete municipal e também foi acompanhado pelo secretário da Gestão Pública, Nikolai Cernescu Júnior e pelo procurador Jurídico, Paulo Sérgio Vital, foram avaliadas as ações governamentais e estabelecidas novas metas para os 17 programas e nove conselhos municipais do setor de Ação Social.
“Agrupando todos os técnicos em um mesmo momento conseguimos realizar um “check-list” mais preciso e participativo. Analisando em conjunto, caso a caso, já identificamos os resultados e possíveis aprimoramentos a serem promovidos nas iniciativas do setor”, esclareceu o prefeito.
Os conselhos municipais da Assistência Social envolvem áreas de atenção ao ser humano, com destaque aos cuidados e direitos da pessoa idosa, criança e adolescente, portadora de necessidades especiais, igualdade racial, segurança alimentar e nutricional, segurança pública, habitação, entre outras.
Entre as principais iniciativas da atual gestão, Beto citou os investimentos em habitação popular. “Temos em execução o maior programa habitacional da história de Apucarana, e isso graças não só ao Programa Minha Casa, Minha Vida, mas também às ações dentro do Programa Municipal Minha Casa e da política de regularização fundiária”, observou.
Outros programas elencados na reunião trataram das Casas Lares – masculino e feminino – , do programa Família Guardiã, acolhimento e atendimento da população em situação de rua (Centro Pop), da qualificação profissional (cursos Pronatec), atenção à Terceira Idade (Grupos Conviver/Centro Dia e Centro de Convivência do Idoso), à gestante e ao recém nascido – em parceria com a Saúde e a Rodonorte – (Casa da Gestante/Programa Mamãe-Bebê), Programa Leite das Crianças, e aplicação de medidas sócio-educativas ao jovem infrator.
“Não podemos deixar de enaltecer ainda o trabalho de proteção especial realizado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e também pelos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que abrangem as diversas regiões de Apucarana”, citou o perfeito Beto Preto, lembrando ainda do projeto “Residência Inclusiva. “Trata-se de um espaço, anexo ao Centro para o Resgate à Vida Esperança (Cepes), no Parque Bela Vista, voltado ao atendimento de pessoas com deficiência – física, intelectual, sensorial ou múltipla – que estão desassistidas”, explicou.
O Patronato Municipal também esteve na pauta de avaliação. “Apucarana é hoje referência no Paraná, desenvolvendo com sucesso esta iniciativa que está prestes a completar dois anos já tendo beneficiado cerca 400 egressos”, informa Beto. De acordo com ele, de 17 a 20 deste mês será realizada uma programação comemorativa. “As atividades incluem a entrega de um veículo para o programa por intermédio do Conselho Municipal da Comunidade”, adianta. O Patronato de Apucarana, que ressocializa com medidas sócio-educativas os apenados, envolve uma parceria com o Fórum Desembargador Clotário Portugal, através dos juízes Oswaldo Soares Neto e José Roberto Silvério, Unespar, Prefeitura e Governo do Estado do Paraná.