Entre sábado, Dia D da Vacinação Contra a Gripe, e domingo, quando foi ofertada a imunização da Influenza no Ginásio Lagoão, foram aplicadas 2,5 mil doses em Apucarana. O público alvo nesta primeira etapa da campanha nacional, que começou 4 de abril e termina hoje (2), é formado por idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde, mas Apucarana antecipou a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos desde o dia 27 de abril.

De acordo com balanço da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), neste final de semana foram imunizadas 1.125 crianças, 1.261 idosos e 112 profissionais de saúde. “A meta no município é vacinar 23 mil idosos, 7.698 crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e 2 mil profissionais de saúde. A campanha de vacinação contra a gripe continua até dia 3 de junho e as doses da influenza estão disponíveis em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no período de 8 horas às 16h30”, informa o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

A partir de amanhã (3) campanha nacional de vacinação contra a gripe entra na segunda etapa, passando a abranger, além dos idosos, crianças e profissionais de saúde, os grupos gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

“A vacina é importante para todos esses públicos, mas fazemos um apelo especial para os pais levarem seus filhos para se proteger. A saúde das crianças passa por um momento delicado, com a ocorrência de grande número de casos de doenças respiratórias, sendo que muitos deles estão evoluindo para um quadro grave de pneumonia”,  alerta o prefeito Junior da Femac.

A meta é atingir pelo menos 90% destes públicos. A vacina trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.

CORONAVÍRUS – A vacina contra a gripe pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização, incluindo a da Covid-19. A única exceção nestes casos é para crianças de 5 a 11 anos, que devem aguardar um período de 15 dias entre as vacinas Covid e Influenza.