Perto de completar um ano de implantação, Programa Terra Forte entrará em nova uma etapa. O anúncio foi feito pelo prefeito Beto Preto (PT) nesta quarta-feira (15/04). Além do repasse de mudas selecionadas de goiaba, uva, banana, morango, maracujá e figo, os produtores rurais terão acesso à goiaba vermelha tailandesa, manga tommy atkins e caqui fuyu dentro da iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura, que incentiva à fruticultura e fertilização do solo em propriedades agrofamiliares.
A autorização de abertura de processo licitatório para compra das novas espécies frutíferas já está autorizada pelo prefeito. “O Terra Forte é uma proposta inédita no Paraná, que já deu muito certo, referenciado Apucarana outros municípios. Desenvolvemos as ações com recursos próprios, em etapas e o retorno tem sido bastante positivo”, destacou.
A licitação vai adquirir 1,5 mil unidades de cada nova espécie incluída do programa e os processos internos vão definir o valor máximo do investimento e a data do certame.
A contrapartida dos produtores que aderem ao programa não será monetária. “Este programa é diferenciado pois não envolve dinheiro. O retorno deste investimento será dado pelo colaborador proporcionalmente em frutas, que por sua vez vão enriquecer o cardápio das crianças e alunos das creches e das escolas municipais, bem como das entidades sociais”, lembra João Carmo da Fonseca, secretário Municipal da Agricultura.
Ainda nesta quarta-feira, o prefeito Beto Preto também autorizou a abertura de processo de compra de insumos para o viveiro municipal e horto florestal, para o cultivo de mudas de café, espécies frutíferas, nativas e para arborização urbana.
Manhã de campo levará técnicas de cultivo a fruticultores
Os agricultores que aderiram ao programa de fruticultura Terra Forte terão uma manhã de campo. A agenda começa nesta quinta-feira (16/04), às 8h30, na Chácara Lourenço, localizada na Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, na via de acesso à Vila Rural Manoel Piassa Sobrinho, na Vila Reis. Na oportunidade, os produtores de goiaba receberão orientações técnicas sobre o cultivo nesta propriedade.
O secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, informa que a agenda terá continuidade na sexta-feira, com uma manhã de campo dedicada aos produtores de maracujá. Já a manhã de campo para os produtores de figo será no dia 22 e para os produtores de uva será no dia 23 de abril. Mais informações 3423-5020.