A Prefeitura de Apucarana informou nesta quinta-feira (08/08) que já estão em fase de instalação quatro novas academias ao ar livre (AAL). De acordo com o secretário de Obras e diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), as comunidades atendidas são as do Núcleo Habitacional Recanto do Lago, Núcleo Habitacional Parigot de Souza, Vila Nova (Praça Carlos Balthazar – Paróquia Santa Terezinha) e Colônia dos Novos Produtores/Conjunto Orlando Bacarin.
“Estes locais foram estrategicamente definidos para beneficiar o maior número possível de pessoas interessadas em buscar o bem estar através da prática de exercícios. Tenho a certeza de que serão muito bem utilizados pela população, sendo uma opção acessível e gratuita das pessoas fugirem do sedentarismo”, comenta Júnior.
Para a conservação das novas e das dezenas de academias já existentes em Apucarana, o prefeito Beto Preto (PT) espera contar com a vigilância dos próprios usuários, que devem denunciar às autoridades flagrantes de vandalismo ou ato suspeito. “A proteção do patrimônio público é uma responsabilidade que extrapola os poderes constituídos, sendo dever de todos”, considera Beto, destacando a origem dos recursos para as novas AALs. “Esta é mais uma realização em prol da cidade viabilizada em parceria com o Governo Federal”, complementa.
Mediante convênio com o Ministério do Esporte, o investimento total com as novas academias é da ordem de R$127 mil. “A contrapartida da prefeitura é de 10% deste valor”, revela o prefeito.