A Prefeitura de Apucarana realizou, na manhã desta sexta-feira (7/11), no Cine Teatro Fênix, uma cerimônia que marcou dois avanços importantes na área educacional: a valorização dos servidores e a ampliação da estrutura da rede municipal. O evento reuniu profissionais da Educação para a posse de 40 novos servidores — sendo 30 professores e 10 assistentes de atendimento — e também para a entrega de certificados a 156 educadores que concluíram o estágio probatório, consolidando a efetivação na carreira pública.

Durante a cerimônia, o prefeito Rodolfo Mota anunciou ainda a retomada e a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Já retomamos as obras dos CMEIs dos bairros Afonso Alves de Camargo e Residencial Sanches dos Santos e, até o final do ano, devemos contratar uma nova empresa para concluir o CMEI do Jardim Catuaí. Também estamos licitando dois novos CMEIs, nos bairros Solo Sagrado e Jardim Interlagos, e planejamos mais uma unidade. No total, serão seis obras — três retomadas e três novas —, o que permitirá abrir cerca de 500 novas vagas na Educação Infantil até o final do mandato”, destacou o prefeito.

Mota também ressaltou o trabalho da gestão na ampliação do quadro de servidores efetivos. “Somente este ano, 90 novos profissionais aprovados em concurso público foram contratados. No início da gestão, encontramos um déficit muito grande de professores, monitores do transporte e secretários escolares. À medida que o financeiro do município foi permitindo, fomos chamando novos servidores. Nesta etapa, são 30 professores e 10 assistentes de atendimento que chegam para somar. Recentemente, também nomeamos a primeira assistente social da história da educação municipal de Apucarana, que já atua junto ao GAP (Gerência de Apoio Pedagógico) no acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Ao comentar a entrega dos certificados aos 156 professores efetivados, o prefeito enfatizou o significado do momento. “A conclusão do estágio probatório é um marco na trajetória profissional. Após o concurso e a contratação, o servidor passa três anos sendo avaliado. Se aprovado, é efetivado e conquista estabilidade na carreira. Pela primeira vez, reunimos todos os aprovados para celebrar esse momento, em um gesto de reconhecimento e valorização dos nossos educadores”, completou Mota.

A secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, participou de um encontro da Undime-Paraná em Foz do Iguaçu e, por esse motivo, não pôde estar presente à cerimônia. Mesmo à distância, enviou mensagem destacando a importância do momento para a rede municipal. “Os que acabam de tomar posse iniciam um novo ciclo de aprendizado e compromisso. Já os que concluíram o estágio probatório celebram o reconhecimento por três anos de dedicação. A todos, desejo muito sucesso e reforço que podem sempre contar com o meu apoio e o da equipe da Autarquia. Vamos juntos cuidar das nossas crianças e construir o futuro de Apucarana”, afirmou.

Publicações Recomendadas