A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Fazenda, implantou um novo horário de atendimento no setor de tributação, que funciona no térreo da Prefeitura. O atendimento ao público neste setor específico, que era das 12 às 18 horas, passou a ser oferecido das 8 às 18 horas. O horário ampliado está funcionando desde a semana passada e a tendência, após avaliação dos resultados, é de que seja efetivado.
De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Marcello Augusto Machado, o objetivo da medida é possibilitar o acesso aos serviços do setor de tributação em dois períodos (manhã e tarde). “No horário antigo, era comum a formação de filas na abertura da prefeitura para o público. Mesmo sem um trabalho maior de divulgação, podemos verificar que – com o setor de tributação atendendo já a partir do período da manhã – essa espera praticamente já acabou”, ressalta.
Machado frisa, entretanto, que o horário especial foi implantado somente no térreo da Prefeitura. “Nos demais setores, o atendimento ao público continua sendo das 12 às 18 horas, enquanto a parte da manhã é reservada para atividades internas”, reforça.
No setor de tributação, o contribuinte acessa serviços ligados ao alvará, protocolo e dívida ativa. “O novo horário beneficia as pessoas que buscam o atendimento de situações ligadas ao IPTU, ISS, ITBI, contribuição de melhoria, alvará de licença, taxa de vigilância sanitária, dívida ativa, Nota do Produtor Rural, Incra e o protocolo de pedidos”, cita Machado.
Conforme levantamento feito por Fábio Marcel, supervisor municipal de Tributação, de segunda a quarta-feira 61 contribuintes procuraram o setor de tributação na parte da manhã, enquanto 581 foram atendidas no período da tarde. “Com a divulgação do horário ampliado, a nossa expectativa é equilibrar esse número. É mais uma ação colocada em prática pensando em facilitar a vida do contribuinte, que terá um tempo maior para acessar os serviços no setor de tributação”, completa Marcel.