Um público de cerca de 4 mil pessoas prestigiou hoje à noite (18) a abertura dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), Divisão A, considerado o maior evento esportivo escolar da América Latina. A solenidade, que também marcou a entrega das obras de revitalização do Ginásio de Esporte José Antônio Basso, o “Lagoão”, se transformou num grande festa esportiva reunindo atletas das 300 cidades, autoridades do município e do estado, ex-atletas que marcaram a história do esporte no município e também de renome nacional e a população de Apucarana e região.
A nova cara e estrutura do ginásio Lagoão, que passou por uma ampla reforma abrangendo também a pista de atletismo e a piscina, contribuiu para enriquecer a programação de abertura com atrações artísticas, homenagens e ainda um jogo entre a equipe de veteranos do basquete masculino de Apucarana, vencedora dos Jogos Abertos do Paraná no ano de 1993, e dos veteranos de Maringá. Os últimos eventos esportivos vinham sendo realizados no ginásio de esportes do Colégio Nossa Senhora da Glória, já que o Lagoão estava interditado pelo Corpo de Bombeiro, desde março de 2013, por questões de segurança.
“O esporte de Apucarana está voltando para sua casa, que é o Lagoão. A exemplo do que aconteceu em julho, nossa cidade volta ser a capital do esporte no estado por 8 dias”, comemorou o prefeito Beto Preto, lembrando que há muitos anos Apucarana não sediava competições desta magnitude. Segundo ele, após os jogos, outros serviços serão executados no Lagoão, incluindo a substituição de mais 30% da cobertura e instalação de cadeiras nas arquibancadas.
Com delegações de 300 cidades na quadra, o prefeito Beto Preto descerrou a placa de inauguração da revitalização do Complexo Esportivo José Antônio Basso “Novo Lagoão”. O momento foi complementado com uma homenagem aos ex-prefeitos que tiveram participação na construção do Lagoão: ex-prefeito que construiu o ginásio, Luiz Antônio Biacchi; ex-prefeito que construiu o complexo esportivo, Voldimir Maistrovicz, o Mirão; ex-prefeito que criou o Departamento de Esportes dentro do Lagoão, Carlos Scarpelini; e o ex-prefeito que construiu o complexo de skate, José Domingos Scarpelini. Também foi homenageado José Antônio Basso que dá nome ao complexo esportivo. A homenagem póstuma foi feita através da sua viúva Maria Madalena Teixeira Basso.
O público ainda assistiu a um vídeo institucional sobre o Complexo Esportivo Lagoão, mostrando as etapas de sua construção, a fase de abandono, a obra da recente revitalização, bem como depoimentos de atletas apucaranenses que se destacaram em competições em suas quadras e pistas, em especial na década de 80.
A entrada das bandeiras do município, do estado e do país, a cargo de militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), antecedeu ao recebimento do fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica pelo atleta Maik Ferreira Dos Santos, goleiro titular da Seleção Brasileira de Handebol. Ele estava acompanhado pela atleta Juliana Camila dos Santos, do Colégio São José de Apucarana. O juramento do atleta esteve a cargo de Oliver John Alves Ferreira, da modalidade de atletismo, do Colégio Premen de Apucarana.
Toda programação foi intercalada com a apresentação do cantor britânico Martin Callaghan que integrou por 30 anos o elenco da Broadway, Nova York, e West End (a Broadway européia), em Londres. Uma atração a parte e muito aplaudido, ele abrilhantou o evento cantando cinco músicas, como “Let It Go – Frozen”; We Are de Champions, “Oh Happy Day”.
“Saúdo todos os atletas, dirigentes e professores que estão em Apucarana. Sem bem-vindos. É um momento de muita emoção. Estamos entregando e colocando este espaço esportivo à disposição de Apucarana, região e do Paraná”, afirmou Beto Preto ao declarar a abertura dos jogos.
A secretária de Educação do Estado do Paraná, Ana Seres Trento Comin, falou a importância do esporte na vida dos estudantes. “Os jogos escolares têm um grande papel no desenvolvimento dos nossos educandos porque, além da prática esportiva, promove laços de amizade e integração entre todos. Nossa gratidão a Apucarana por sediar as duas fases dos nossos jogos escolares”, manifestou Ana Seres.
Ao cumprimentar os atletas, o secretário de Esportes e Turismo do Estado do Paraná, João Douglas Fabrício, valorizou a participação de cada um na competição. “Vocês são a razão da realização desses jogos”, afirmou Fabrício. “Parabéns ao prefeito Beto Preto pelo incentivo que está dando ao esporte”, completou o secretário de esporte.
Os 62º Jogos Escolares do Paraná serão realizados até dia 25 deste mês e conta com a participação de 6 mil atletas e dirigentes. A competição faz como parte dos Jogos Oficiais do Paraná e é organizada pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Escritórios Regionais de Esporte (EREs), com apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto do Estado.
A Categoria “A” dos JEPs integra alunos de escolas públicas e particulares com idade entre 15 e 17 anos na disputa das modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, bocha adaptada, ciclismo, futsal, GR (ginástica rítmica), handebol, judô, natação, skate, lutas, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez,incluindo taekwondo, lutas e Golf 7 (Golf 7 é uma modalidade adaptada do Golf convencional criada para que pessoas portadoras de necessidades especiais tivessem a oportunidade de prática esportiva e, sobretudo, de interação social).
Além de prefeito Beto Preto, prestigiaram a solenidade de abertura dos jogos o secretário de Esportes e Turismo do Estado do Paraná, João Douglas Fabrício, a secretária Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Ana Seres Trento Comin; chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Maria Onide Balan Sardinha; secretário municipal de Esportes e Lazer e Centro da Juventude, Paulo Aparecido Kisner; coordenadora Estadual dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Regina Tomadon; deputado federal, Ênio Verri; chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann, Arilson Chiorato, vereadores e prefeitos da região. Mais informações 3422-5184 ou no site oficial da competição.