A Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA) abre nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, a 21ª Festa da Cerejeira, que prossegue até domingo com diversas atrações. Os organizadores da festa, que visa preservar e valorizar a cultura, costumes e culinária do Japão, esperam, a exemplo de anos anteriores, a presença de milhares de visitantes de Apucarana, de cidades do Vale do Ivaí e até de outras regiões do Paraná.

“Preparamos tudo com muito carinho e esperamos que neste ano a festa seja ainda melhor”, assinala o presidente da Acea, Paulo Yoshii, acrescentando que “o objetivo é receber muito bem todo o público – estimado em 30 mil pessoas – nos quadro dias da festa”.

No primeiro dia da festa (amanhã) está programada uma atração musical internacional. Trata-se do Trio Yui, integrado por três artistas premiados no Japão que se apresentam com instrumentos tradicionais daquele país, que são o koto (harpa horizontal), shamissen (instrumento de corda, tipo violino) e shakuhachi (flauta de bambu).

A programação artística e cultural também inclui apresentações de Taikô (tambores), Sakurá Odori (dança da Cerejeira), Bon Odori (reverencia aos antepassados) e outras atrações da cultura oriental e também da cultura regional.

A Festa da Cerejeira mantém ainda estandes do Salão do Automóvel, Feira da Indústria e Comércio, Feira de Pequenos Produtores e a praça de alimentação, com destaque para os pratos da cozinha japonesa, tais como o Sukyaki, Yakissoba, Udon, Sushi, Sashimi e Tempurá.

A exemplo das edições anteriores, a ACEA distribuiu ingressos da festa para dez entidades sociais, ao custo de R$ 2. Toda a renda será revertida em benefício das próprias entidades que estão comercializando os bilhetes de acesso.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO– A Prefeitura de Apucarana está apoiando o evento com divulgação e serviços de várias secretárias municipais. “A festa tem grande importância para Apucarana, enaltecendo o papel dos imigrantes japoneses há mais de duas décadas, divulgando sua tradição e cultura e levando o nome da cidade para todo o país”, destaca o prefeito Beto Preto.

A etnia nipônica é uma das mais importantes na colonização de Apucarana e do Norte do Paraná. As primeiras famílias de imigrantes japoneses aportaram no município em 1936. Vale ressaltar que neste ano, a Festa da Cerejeira foi oficialmente declarada como “patrimônio histórico, cultural e artístico do município”, mediante lei aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo.

Além do reconhecimento da importância da festa para manter viva a tradição e cultura japonesa e a divulgação do nome da cidade a nível nacional, a lei permite a inclusão do evento no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), beneficiando-se da lei federal de incentivo à cultura, mais conhecida como “Lei Rouanet”, a qual tem o objetivo de captar e canalizar recursos para os setores culturais.

“A Festa da Cerejeira é uma homenagem aos japoneses que foram pioneiros de Apucarana. E a lei que o prefeito Beto Preto propôs é um presente antecipado dentro das festividades dos 80 anos da imigração japonesa em Apucarana, que iremos comemorar em 2016”, assinala o presidente da ACEA, Paulo Yoshii.

Publicações Recomendadas