Depois de 20 anos de espera, moradores da Rua Ângelo Mantovani, no Parque das Indústrias, região norte da cidade, conquistaram a iluminação pública. A instalação dos postes, hastes e luminárias, além da extensão de rede, chegaram no último sábado nas quatro quadras da via urbana.

No local já havia asfalto, meio fio, galerias e calçadas, mas a iluminação vinha sendo reivindicada pelos moradores desde que o bairro foi formado, em meados dos anos 90. Depois se mobilizarem durante duas décadas com reuniões e abaixo-assinados para sensibilizar gestores de administrações passadas, famílias manifestam agora a alegria de não mais conviver com a escuridão e a sensação de insegurança.

Moradora há 17 anos do número 174 da Rua Ângelo Mantovani, Meire Teresinha dos Santos comemora a nova realidade da vizinhança. “É difícil expressar o que senti no sábado passado ao ver minha rua iluminada. O tempo de espera foi tanto que ficava difícil de acreditar. Ninguém ficava na rua à noite por causa da insegurança. Dava medo, mas sábado passado a rua estava com muita gente comemorando essa conquista”, relatou Meire.

Um dos primeiros moradores da rua, o aposentado Vergílio Zani também lamenta os longos anos que evitava sair de casa à noite por causa de escuridão. Não dava para arriscar porque não era possível reconhecer quem estava passando do outro lado da rua. Depois de 19 anos nesta casa, finalmente sábado passado olhei para fora e vi a claridade. Foram tantas promessas de outros prefeitos que nunca foram cumpridas. Demorou, mas agora saiu e a qualidade da iluminação é muito boa. Parece dia”, avalia Vergílio, morador do número 149.

Morador e dono de um comércio na Rua Ângelo Mantovani, Paulo Roberto Vitorino, se diz duplamente beneficiado pela iluminação que viu chegar depois de 20 anos morando no local. “Fiz parte do grupo de moradores que cansou de pedir na prefeitura luz para essa rua. Outras administrações públicas diziam que era impossível atender por causa da fiação da rede de alta tensão que existe aqui. Agora a iluminação está aí, simplesmente instalaram a rede com postes no outro lado da rua. A obra não era inviável como cansamos de ouvir em outras gestões. Falar que a gente está contente é pouco”, afirma Paulo.

Além da Rua Ângelo Mantovani, que ganhou rede iluminação nova, as demais ruas do Parque das Indústrias que já contavam com a benfeitoria, tiveram todas as luminárias trocadas. “Num investimento de aproximadamente R$ 90 mil, substituímos as antigas luminárias de vapor de mercúrio (mais de 70), por luminárias de vapor de sódio e vapor metálico, aumentando em pelo menos três vezes o nível de iluminação”, explica engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

Os serviços de iluminação realizados no Parque das Indústrias faz parte dos investimentos na ordem de R$ 4,6 milhões que a Prefeitura de Apucarana iniciou na semana passada. Está prevista a substituição de cerca 5 mil luminárias de vapor de mercúrio por novas mais modernas. O trabalho, realizado por empresa terceirizada mediante licitação e com recursos próprios do município, teve início pelo Núcleo Habitacional Marcos Freire e já chegou também no Conjunto Mathias Hoffmann.

Publicações Recomendadas