Quatro meses depois da retomada do programa de Saúde Bucal “Bochecho com Flúor” nas escolas da rede municipal 8 mil crianças, na faixa etária de 6 a 14 anos, estão recebendo quatro aplicações tópicas por mês de flúor. O procedimento é semanal, conforme o preconizado pela Secretaria de Estado da Saúde.

Envolvendo uma parceria Departamento de Odontologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) com a Autarquia Municipal de Educação (AME), a iniciativa consiste numa estratégia de prevenção do aparecimento da cárie. Conforme consta no “mapa de flúor”, um relatório apresentado mensalmente por cada escola a AMS, o número de aplicação de flúor em 2013 era em média de 4 mil mensal.

Com a retomada do programa, em 2014, a média mensal saltou para 20 mil bochechos. “O bochecho com flúor é uma ação que apresenta excelentes resultados, com custo benefício muito bom”, avalia o diretor do Departamento de Odontologia da AMS, Emídio Alberto Bachiega. Segundo ele, levantamentos oficiais apontam que, aliado a uma boa higienização, o bochecho reduz o surgimento de cárie em até 70%. “Só o bochecho com flúor reduz em até 35% as cáries, mas é sempre bom ressaltar que se deve aliar uma boa higienização (escovação) e visitas periódicas ao dentista”, ponderou Bachiega.

Ele também falou mais sobre as propriedades do flúor, que tem ação bactericida. “Ele contribui para a eliminação da flora bacteriana que as crianças têm na boca, também aumentam a capacidade de resistência do esmalte, deixando os dentes mais fortes, tendo ainda função cariostática, ou seja, a ação do bochecho com flúor faz com que a cárie pare de crescer”, concluiu o diretor da AMS, lembrando que o Programa Bochecho com Flúor foi criado pelo Governo do Estado na década de 80.

Para o prefeito Beto Preto o significativo crescimento no número de bochechos mensal é resultado do grande trabalho de parceria entre as escolas e a saúde. “A aplicação com flúor para crianças em idade escolar de 6 a 10 anos é uma lição de casa para área de saúde. É a mesma coisa que a vacinação. Precisamos proteger os dentes de nossas crianças”, afirmou Beto Preto.

Publicações Recomendadas