Os profissionais de contabilidade desempenham importante papel no processo de regularização das empresas no tocante à legislação ambiental. O contador é o responsável pelas orientações na hora de abrir a empresa, bem como no momento de providenciar as adequações necessárias quando o empreendimento já está em funcionamento. Por isso, o Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) está convocando os profissionais desta área para uma reunião de conscientização e esclarecimento, que acontece nesta quinta-feira (22/05), às 8h30, no salão nobre da Prefeitura de Apucarana.
A ação faz parte da campanha desencadeada pelo APL desde o início do ano, visando a correta destinação de resíduos sólidos gerados pelas indústrias do vestuário no Município. “Semanalmente, a campanha é discutida e avaliada nas reuniões da governança do APL. Além das reuniões internas, estamos promovendo encontros com empresários do setor e agora com os contabilistas. A campanha está crescendo, com novas ações, com mais entidades participando e com a adesão voluntária de muitos empresários”, afirma José Henrique Martins, consultor do Sebrae e membro da governança do APL.
Nesta quinta-feira, a reunião contará com uma palestra ministrada por Éwerton Pires, secretário municipal de Meio Ambiente, que abordará o processo de emissão das licenças ambientais e os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Os dois documentos são obrigatórios e devem ser providenciados já na abertura das empresas. A iniciativa é uma realização do APL, através Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale), e conta com o apoio do Sindicato dos Contadores de Apucarana (Sicap), do Conselho Regional de Contabilidade e Câmpus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
De acordo com o consultor do Sebrae, outras ações estão sendo programadas, entre as quais a realização de uma campanha educativa junto a estudantes, buscando conscientizar sobre a correta destinação de resíduos. “Também pretendemos elaborar uma cartilha, juntamente com cartazes. Estamos discutindo a ideia de criar um mascote para a campanha e também a realização de peças teatrais. Nosso objetivo é que a campanha tenha continuidade e seja trabalhada junto aos alunos o ano inteiro”, frisa Martins, citando ainda que também deverá ser elaborado um manual direcionado a empresas e empresários. “Será um material mais completo, com uma linguagem específica”, define.
A campanha conta com a participação de diversas entidades, entre as quais a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Além de enviar representantes para as reuniões semanais da governança do APL, o Município disponibilizou no Orçamento recursos financeiros que ajudarão a viabilizar as ações que estão sendo programadas.