O ano letivo da rede municipal de Apucarana começou, nesta segunda-feira (09/02), em um clima de muita tranquilidade. O prefeito Beto Preto, acompanhado de seu vice, Júnior da Femac, e da secretária de educação, professora Marli Fernandes, visitou as escolas para acompanhar o primeiro dia de aula. Aproximadamente 11 mil alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental retornaram aos bancos escolares.
O principal destaque da volta às aulas foi o início do funcionamento de uma nova unidade de ensino – a Escola Municipal Fernando José Acosta, que atenderá a cerca de 400 crianças, moradoras dos residenciais Sumatra I e II, Jaçanã e Cerejeiras, com turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
O prédio próprio da Escola Municipal Fernando José Acosta, localizado no Residencial Sumatra, ainda está em fase final de construção e deverá ficar pronto daqui a dois meses. “Mas as aulas já começaram e, até a conclusão das obras, a nova unidade de ensino funcionará junto ao CAIC, em espaço compartilhado com a Escola Vida Nova. A Autarquia Municipal de Educação (AME) já assegurou transporte a todos os alunos”, explicou a secretária Marli.
Com a abertura da nova escola ao público e de mais um CMEI, cujas atividades estão programadas para iniciarem no mês de março também no Sumatra, a AME passará a contar com 59 unidades de ensino, sendo 37 escolas e 22 Centros Municipais de Educação Infantil. E, ainda mais um CMEI em fase de acabamento no Jardim Ponta Grossa.
De acordo com prefeito Beto Preto, as condições de funcionamento de todas as unidades de ensino apucaranenses já melhoraram bastante ao longo dos dois últimos anos. “Aproveito a volta às aulas para convidar aos pais a visitarem as escolas e CMEIs de seus filhos e conhecerem de perto a estrutura educacional que estamos implantando”, afirmou ele, acrescentando que hoje os alunos e professores da rede já encontram suas salas de aula equipadas com mesas, armários e quadros de giz novos, além de televisores de 29 polegadas com entrada USB.