A Autarquia Municipal de Educação (AME) começou a repassar aos seus alunos matriculados no jardim, pré I e pré II, os novos livros didáticos da coleção Prosinha, que foram adquiridos recentemente, junto à editora Saraiva, para nortear o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido por escolas e CMEIs que ofertam a educação infantil na rede apucaranense. A entrega simbólica dos novos materiais foi realizada na manhã desta sexta-feira (01/08), na Escola Municipal Professor Alcides Ramos, situada no núcleo Osmar Guaracy Freire.
Click nos links de áudio acima
Estiveram presentes à solenidade de entrega, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, o presidente da Câmara Municipal, José Airton de Araújo (Deco), os vereadores Aurita Ferreira Bertoli e Mauro Bertoli, a diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, a diretora-presidente da Fundação Cultural e de Turismo, Maria Agar Borba Ferreira, o secretário municipal de esportes, professor Paulo Kisner, e a superintendente do Centro da Juventude de Apucarana, Jossuela Pinheiro. Além dos novos livros que contemplam a educação infantil, também foram repassados à escola, na mesma oportunidade, um kit de miniatletismo, a ser utilizado por alunos do 2º ao 5º Ano nas aulas de educação física, e materiais de apoio aos professores do pré II e 1º Ano, dentro do Método de Alfabetização das Boquinhas.
Para a aquisição da coleção Prosinha, que irá beneficiar cerca de três mil crianças entre 3 e 5 anos, a AME investiu R$240 mil, com recursos próprios. Essa coleção foi escolhida por estar em conformidade com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e por apresentar os conteúdos sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica adotada na rede municipal de ensino. Cada aluno deverá receber uma caixa, de acordo com o seu nível de aprendizagem, contendo três livros, sendo que dois deles serão trabalhados em sala de aula e o terceiro, denominado de ‘Convivendo com a família’ prevê atividades de interação com os pais.
A diretora-presidente da AME, professora Marli, explica que, além da Prosinha, ainda foram comprados, para os docentes do pré II e do 1º Ano, um conjunto de materiais do Método de Alfabetização das Boquinhas, que contém livros com sugestões de atividades, jogos lúdicos (dominó silábico, troca bocas e remata), DVD com a canção das boquinhas e banner explicativo, visando proporcionar às crianças um processo de aprendizagem tranquilo e eficaz. Também conhecido como fonovisuoarticulatório, o método alia técnicas da fonoaudiologia e da pedagogia para a alfabetização e reabilitação de distúrbios da leitura infantil. “O nosso objetivo é preparar os nossos alunos com uma base sólida para que tenham uma trajetória escolar serena e cheguem ao 3º ano do ensino fundamental plenamente alfabetizados”, afirmou. O investimento para a compra desse material somou R$68.990,20.
Já os kits de miniatletismo, que estão chegando às escolas, permitirão aos estudantes entrar em contato com novas modalidades esportivas, como saltos (em distância, altura e com vara), lançamentos (disco, martelo e dardo), arremesso de peso e corridas (velocidade, meio fundo, fundo, barreiras e obstáculos). O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destacou a quantidade de unidades adquiridas. “Enquanto o governo do Estado distribuiu um desses kits por Núcleo Regional de Educação, a Prefeitura de Apucarana adquiriu dez para serem utilizados somente na nossa rede de ensino”, disse. O novo material esportivo será utilizado experimentalmente em sistema de rodízio pelas 36 escolas municipais, mas, se for aprovado por professores e alunos, novas unidades poderão ser compradas.
O presidente da câmara de vereadores, José Airton de Araújo (Deco), parabenizou o prefeito Beto Preto e a equipe AME pelo investimento na educação apucaranense. “É uma alegria muito grande estar aqui participando da entrega desses materiais importantes e enriquecedores. Hoje notamos que as nossas escolas municipais não perdem, de forma alguma, em qualidade para a rede particular de ensino”, garantiu.
Na mesma direção, a diretora da Escola Municipal Professor Alcides Ramos, Daiani Benigno da Silva, agradeceu ao prefeito e à diretora-presidente da AME pela atenção que têm dispensado à sua unidade escolar. “Há muitos anos, nós enfrentávamos um problema grande nesta escola. Sempre que chovia um pouco mais forte, entrava água e alagava as salas de aulas. Era um sufoco e um corre-corre para limpar. No entanto, logo no início dessa administração, o prefeito se sensibilizou com o nosso sofrimento e mobilizou sua equipe para encontrar uma solução. Somos muito gratas por isso e também por todo o investimento em materiais e em formação continuada que a Autarquia de Educação tem nos proporcionado”, finalizou.