A Autarquia Municipal de Educação (AME) e a Guarda Civil Municipal (GCM) renovaram a parceria para o desenvolvimento do projeto Educação e Cidadania para Trânsito nas 36 escolas municipais de Apucarana no ano letivo de 2023. O pontapé inicial das atividades foi dado na manhã de hoje (15/5) na Escola Albino Biacchi, situada no Jardim Trabalhista.

A secretária Marli Fernandes explicou que o projeto será desenvolvido com todas as turmas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano), beneficiando aproximadamente dez mil estudantes. “O currículo da nossa rede prevê que as crianças aprendam conteúdos relativos à educação e cidadania para o trânsito desde a mais tenra idade. Os professores abordam o tema em sala de aula sempre de maneira lúdica,” explicou.

A parceria entre a AME e a GCM, entretanto, foca os estudantes do 4º Ano, que já têm maturidade para compreender melhor os conceitos abordados. “Eles assistirão a aulas ministradas por agentes da nossa Guarda Civil Municipal sobre a história dos meios de transporte, os principais motivos porque os acidentes ocorrem, a importância do uso do cinto de segurança e do capacete, o respeito à sinalização, as atitudes apropriadas para os pedestres, os contatos de emergência, entre outros assuntos fundamentais,” comentou o prefeito Junior da Femac.

O Comandante da GCM, Reinaldo Donizete de Andrade, destacou a importância do projeto Educação e Cidadania para o Trânsito. “Apesar de não conduzirem veículos motorizados, as crianças são passageiras, pedestres e ciclistas. Elas também contribuem para um sistema viário mais seguro na medida em que compartilham as informações e orientações com seus pais e familiares,” disse.

“Este projeto vem sendo desenvolvido há vários anos na rede municipal de educação e os resultados são muito positivos. Eu acredito que estamos formando uma geração de cidadãos muito melhor que a nossa para o futuro de Apucarana,” comemorou o vice-prefeito Paulo Vital.

Os agentes da GCM, José Cláudio dos Santos, Fábio de Souza e Cristiano Luiz Farias, serão os responsáveis por ministrar as aulas de Educação e Cidadania para o Trânsito às turmas de 4º Ano das 36 escolas municipais. Eles contarão com o suporte de uma cartilha que foi cuidadosamente desenvolvida pela equipe pedagógica da AME.

Ao final das aulas, as crianças do 4º Ano ainda participarão de um concurso de redação. Durante o evento na manhã de hoje na Escola Albino Biacchi, os estudantes Lucas Gabriel Rodrigues Siqueira e Ana Clara Santana da Silva leram os textos que eles produziram na última edição do projeto.

“Eu aprendi que o lugar onde os pedestres devem andar é na calçada. Já os carros, nas ruas. Cada um tem seu lugar. Quando nós entramos no carro, devemos nos lembrar do cinto de segurança, que é muito importante para a nossa proteção. Por exemplo, caso o condutor precise frear bruscamente, não iremos nos machucar. A sinalização também é importante, pois as placas e os semáforos nos ajudam a entender como o trânsito deve fluir. Lembre-se de que o vermelho significa pare, o amarelo é de atenção e o verde quer dizer siga,” escreveu a menina Ana Clara.