Autarquia Municipal de Educação de Apucarana promoveu, ontem à noite (12), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), II Sarau de Poesias da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. O evento é parte de um projeto literário desenvolvido em todas as unidades municipais de ensino com o objetivo de estimular a oralidade e a escrita dos alunos, de maneira criativa, crítica e reflexiva a partir de obras de poetas de destaque no país.
O Sarau representou a primeira oportunidade para muitos adultos subirem ao palco pela primeira vez, enfrentando e superando o desafio de recitar uma poesia e cantar. “Foi maravilhoso. Senti uma emoção danada. Estou aprendendo a ler e escrever aos 58 anos, e quem diria que estaria num palco fazendo parte de um sarau de poesia. Faço questão de participar de outras apresentações como essa”, afirmou o aposentado Eurípedes Batista Silvério, aluno da 1ª etapa da EJA, da Escola Municipal Albino Biacchi.
Durante os meses de março e abril, os professores da EJA apresentaram aos seus estudantes obras de poetas consagrados, como Cecília Meireles, Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Helena Kolody e Adélia Prado. E também desenvolveram atividades que foram desde a leitura, a ilustração e a confecção de cartazes, até a produção textual e a organização de recitais escolares.
Os alunos que se destacaram nos trabalhos das escolas foram, posteriormente, convidados a levar a sua arte mais além e a participarem do sarau de ontem à noite. A Autarquia Municipal de Educação oferta turmas da Educação de Jovens e Adultos em sete escolas de sua rede, espalhadas pelos diferentes bairros apucaranenses, além de um polo situado no Serviço Social do Comércio (SESC – PR) e outro na Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família. A 1ª e a 2ª etapas da EJA correspondem ao ciclo de alfabetização, enquanto que a 3ª e a 4ª etapas referem-se ao 4º e ao 5º ano da educação regular.
Abrindo as apresentações da noite, as alunas Ana Clara Pinheiro de Oliveira, da Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes, e Maria Clara Miliati da Silva, da Escola Cristóvão Nolli, recitaram respectivamente as poesias “Nhá Barbina e a Festança no Arraiá,” de Conceição Joana da Fonseca, e “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meirelles. Elas estão entre os alunos destaque do II Sarau de Poesias das escolas de sua rede, realizado no final de abril.
O prefeito Beto Preto foi representado no Sarau da EJA pelo secretário de governo, Othoniel Gonçalves.