As várias novidades que serão implementadas na principal via de acesso ao Jardim Novo Horizonte provocarão uma transformação na rua, que por isso está sendo chamada de “Nova Alexandre Balan”. O projeto contempla – além do alargamento do leito da pista, calçadas, meio-fio, sistema de drenagem das águas das chuvas, asfalto e sinalização de trânsito – um novo projeto de arborização.
Nesta quarta-feira (12/03), o secretário municipal de Meio Ambiente, Ewerton Pires, acompanhou o início do processo de substituição das árvores. “Iremos retirar 36 árvores, plantando posteriormente em torno de 70”, pontua, salientando que as árvores abatidas não são de espécie ameaçada e não possuem relevância ambiental.
De acordo com ele, o projeto seguirá as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Pública, que foi debatido em audiências públicas. “A rua ganhará árvores de seis espécies, garantindo heterogeneidade e densidade vegetal. Do lado por onde passa a rede de energia elétrica plantaremos espécies de pequeno porte. As mudas terão um metro e oitenta centímetros de altura e plantaremos uma em frente de cada lote, respeitando o alinhamento predial”, explica.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, afirma que a revitalização da Rua Alexandre Balan abrangerá uma extensão de 850 metros lineares, inclusive o trecho que faz a ligação com o Parque Bela Vista e que já está asfaltado. “Neste local, faremos o alargamento do leito da pista, passando dos atuais 7 metros para 9 metros de largura”, esclarece.
Beto Breto lembra que a obra é uma reivindicação de mais de 30 anos e que acabará com o drama dos moradores, especialmente nos dias de chuva. “Esta é uma obra grande em uma região de chácaras onde há minas d’água e ribeirões que cortam a via, por isto o primeiro trabalho é o de drenagem, com a colocação de galerias para o escoamento da água das chuvas. Na sequência, acontecerão as demais etapas do projeto, que promoverá uma transformação total nesta via, fazendo dela literalmente uma Nova Alexandre Balan”, destaca o prefeito.
Os recursos para pavimentação e revitalização da Rua Alexandre Balan foram conquistados junto ao Governo Federal, através do deputado federal André Vargas. Além desta via, o projeto prevê ainda a pavimentação da Rua Guapuruvu, no Núcleo Habitacional Afonso Camargo, somando investimentos de mais de R$ 1 milhão. O deputado já assumiu o compromisso de buscar recursos federais para asfaltar também as demais ruas do “Novo Horizonte”, incluindo o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).