O meio ambiente é um dos temas trabalhados, interdisciplinarmente, no Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, localizado no Núcleo Habitacional Adriano Correia. A direção da escola fez um levantamento e verificou os alunos que gostariam de adotar uma árvore. Boa parte dos 530 estudantes aderiu à proposta e assumiu o compromisso de plantar uma muda em frente de casa. Nesta terça-feira (09/12), a Secretaria Municipal de Agricultura se incorporou ao projeto, fornecendo quaresmeiras, cerejeiras, aroeiras salsa e oitis, que também serão distribuídas à comunidade.
As mudas foram repassadas pelo secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, e pelo coordenador dos viveiros municipais, Antônio Ciesilski. “Estamos orientando que as mudas de menor porte, como cerejeiras e quaresmeiras, sejam plantadas onde passa a rede de energia. O projeto é uma oportunidade para repor as árvores que foram retiradas ou onde não existiam, proporcionando sombra e contribuindo com o meio ambiente”, frisa Ciesilski, informando que foram fornecidas 300 mudas.
De acordo com Marlene Beletato, diretora do Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, o meio ambiente é inserido em todos os conteúdos e vários projetos vêm sendo desenvolvidos. “O objetivo da distribuição das mudas é trabalhar o meio ambiente junto aos alunos, buscando fazer a conscientização e ao mesmo tempo contribuindo para melhorar a qualidade do ar”, explica Marlene.
Outro projeto desenvolvido dentro da escola – que oferece o ensino fundamental, médio e profissionalizante – é o “Sou Responsável pelo Lixo que Produzo”. “Cada aluno recebe uma sacola, destinada ao recolhimento do lixo tanto no ambiente escolar como fora. É um projeto que já tem cerca de 5 anos, buscando incentivar a preservação e promover a limpeza do espaço onde vivemos”, pontua a diretora da escola.