Agricultores residentes na região do Distrito de São Domingos, zona rural de Apucarana, receberam hoje (06/05) próteses de dentárias. Entre os beneficiários foram registrados casos de pessoas que estavam há mais de 30 anos com a mesma prótese, mas não dispunham de recursos financeiros para substituí-las. Com estas entregas, 570 pessoas já foram beneficiadas em todo o município, através do trabalho desenvolvido pelo setor de odontologia da Autarquia Municipal de Saúde.

O dentista Nelson Crinchev, do setor de odontologia da AMS, não escondeu emoção ao conversar com os pacientes após a implantação das próteses. “A gente fica satisfeito ao extremo quando vê a pessoa olhar ao espelho e estampar um sorriso no rosto. É compensador ouvir um muito obrigado”, diz o dentista. Ele lembrou o histórico de alguns pacientes, como a dona de casa Laura Senkoski dos Santos, que ficou 30 anos com a mesma prótese e agora teve a chance de trocá-la; do agricultor Alcides Gabriel, que resistiu muito a trocar a prótese com 35 anos de uso, pois tinha medo de não se adaptar a uma nova.

Outro caso registrado foi o de Claudemir da Costa, que havia procurado atendimento em uma clínica particular. Ele contou aos profissionais ter feito pontes móveis – superior e inferior – mas estas ficaram tortas, não se ajustando à boca. “Que diferença”, avaliou o agricultor. Ele disse que muitas vezes ficava com vergonha, pois a prótese não deixava uma boa aparência.

Crinchev lembra atualmente que são confeccionadas 150 próteses por mês, sendo 120 para pacientes de unidades de saúde e outras 30 destinadas a pessoas residentes distantes da área urbana. “Hoje temos recursos financeiros para atender à demanda crescente de pessoas que buscam atendimento odontológico”, explica o dentista. Ele já programou para os próximos meses visitas as UBS dos bairros Dom Romeu Alberti e Vale Verde, atendendo assim mais 60 pessoas com próteses dentárias.

Publicações Recomendadas