Doze produtores rurais cadastrados no Programa Terra Forte da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Apucarana estiveram nesta semana em Lidianópolis. Acompanhados dos técnicos agrícolas do município, Luis de Faveri e Hildelbrando Alves, o grupo participou de um dia de campo para conhecer novas técnicas de manejo na produção de goiaba. “Lá eles conheceram a propriedade do Senhor Geremias, que há 15 anos produz a fruta”, destaca o secretário Municipal João Carmo da Fonseca.

O técnico Luis de Faveri afirma que antes de incluir a goiaba no programa municipal de fruticultura, a própria equipe da prefeitura fez este roteiro. “Viemos para conhecer mais sobre a viabilidade, a melhor variedade, adaptação com o clima e solo da nossa região, os tipos de técnicas. E agora foi a vez dos nossos produtores vivenciarem tudo isto, aprendendo novos tratos desde o plantio até o momento da colheita”, diz de Faveri.

A primeira colheita em Apucarana é aguardada para maio ou junho do ano que vem. “É surpreendente a técnica utilizada pelo produtor em Lidianópolis. É realmente um trato especial. Todos os nossos produtores ficaram ainda mais animados”, relata o técnico agrícola da prefeitura, Luis de Faveri.

O produtor de Lidianópolis possui 600 pés da fruta. “Atualmente temos 2 mil mudas em formação em Apucarana. Dos 12 produtores, apenas um tem 300 pés plantados, os demais têm em média 170 mudas”, esclarece de Faveri. A expectativa, assim como acontece na propriedade visitada, é que cada pé produza em Apucarana cerca de 180 kg a 200 kg por colheita.

Juntamente com o grupo de produtores rurais também acompanhou a comitiva representante do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, de Apucarana, que também recebeu 50 mudas em caráter experimental.

O programa
– Lançado em maio de 2014, o “Terra Forte” vem incentivando a diversificação da produção agrofamiliar através da fruticultura e fertilização do solo. Atualmente estão cadastradas no programa 115 propriedades rurais e, além de 2 mil mudas de goiaba, foram foram distribuídas para plantio 14 mil mudas de uva, 12 mil mudas de figo (Roxo de Valinhos), 20 mil mudas de maracujá, 6 mil mudas de banana, 1,5 mil pés de manga Tommy e 1,5 mil pés de caqui fuyu. A contrapartida dos produtores familiares que aderem ao programa não é monetária. O retorno do investimento municipal será dado pelos agricultores proporcionalmente em frutas, que por sua vez vão enriquecer o cardápio das crianças e alunos das creches e das escolas municipais, bem como das entidades sociais cadastradas no Conselho Municipal da Assistência Social.

Uva –
Um café da manhã com produtores e autoridades marca nesta segunda-feira (14/12), às 9 horas, no Sítio da Dona Joanina – Estrada do Biloti, o início da primeira colheita de uva do Programa Municipal Terra Forte. O ato será conduzido pelo prefeito Beto Preto e pelo secretário Municipal da Agricultura, João Carmo da Fonseca (João da Emater).

Publicações Recomendadas