A política pública de resgate do esporte amador iniciada em janeiro do ano passado pela Prefeitura de Apucarana já pode ser percebida pelo número de competições. “Durante muitos anos nosso esporte foi sendo deixado de lado pelas gestões que me antecederam, e quando assumi a cidade verificamos um quadro bastante triste, com a secretaria de esportes bastante fragilizada”, relata o prefeito Beto Preto (PT).
Ele lembra que durante o primeiro ano houve um trabalho de reestruturação, com ações encabeçadas pela professora Dione Gaspar. “Neste exercício as atividades estão tendo sequência com o professor Paulo Kisner, que tem atuado na promoção de eventos esportivos nas mais variadas modalidades, atendendo todas as categorias, do infantil ao veterano”, complementa o prefeito.
Neste final de ano, são pelo menos sete competições ou torneios organizados pelo município em fase de decisão ou a iniciar. “Neste domingo teremos as quartas de finais do campeonato amador de futebol adulto, com a final já prevista para o dia 30. O campeonato municipal de futsal também está na fase decisiva. As quartas de finais acontecem na terça e sexta-feira da semana que vem, com a decisão marcada para o dia 28 deste mês”, comunica professor Paulo Kisner, secretário municipal de Esporte e Lazer.
Ele destaca ainda a realização do 1º Jogos Estudantes de Apucarana (JEAP’s), que reúne alunos da rede municipal, estadual e particular de mais de 40 estabelecimentos de ensino. “Até o dia 7 de dezembro serão 37 dias de competição, movimentando cerca de 1500 alunos nascidos de 1998 a 2007 em várias modalidades esportivas”, relata Paulão.
A começar – De sexta-feira a domingo (14 a 16/11), Apucarana será palco de um torneio regional de basquetebol. Uma promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição acontece no ginásio do Colégio São José vai contar com o time de Apucarana, Arapongas, Astorga e Maringá. “As categorias em disputa serão Juvenil, Adulto e Veterano, todos nos naipe masculino”, informa o secretário de esportes.
O torneio tem início às 17 horas desta sexta-feira. “Teremos na quadra atletas de ponta”, pontua. No Veteranos de Apucarana estarão de volta os grandes cestinhas da região, que marcaram época, como Aquiles, Martins, Livoti, Carlos Almeida, Paulo Kisner, Edilson Marcondes, entre outros.
Domingo (16/11), no Parque Municipal Jaboti, acontece a 4ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua das Escolas Municipais. Vão participar alunos de 14 escolas. A largada será às 9 horas. “A competição é uma realização da prefeitura através do envolvimento das secretarias de Esporte e Lazer, de Educação, e da Juventude, e prevê a realização de seis etapas até o final do ano, abrangendo todas as 36 instituições municipais e cerca de 2 mil alunos nascidos em 2006 (categoria A), 2005 (categoria B) e 2004 (categoria C), nos naipes masculino e feminino”, destaca o prefeito Beto Preto.
Ele lembra que no dia 23, acontece também a 3ª etapa do Circuito de Corrida de Rua Santo Trevisan. “A prova é uma homenagem em vida ao atleta Santo Trevisan, de 82 anos, um dos ícones da tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro, realizada anualmente dentro das festividades de aniversário do Município. O apucaranense iniciou no esporte já tarde, sendo enquadrado na categoria de veteranos, mas hoje coleciona cerca de 3.000 medalhas e 600 troféus ao longo dos últimos de 40 anos”, frisa o prefeito.
Os praticantes e amantes do basquetebol também poderão participar, nos dias 29 e 30 deste mês, na Praça Rui Barbosa, do Streetball: Torneio de Basquete de Rua. “As inscrições vão até o dia 22, na Secretaria de Esportes e Lazer, nas categorias masculino sub-14, sub-17, adulto 18 a 35 anos e veteranos acima de 35 anos, e no feminino sub-14, sub-17 e Livre”, detalha professor Paulão. A taxa é de R$20. Haverá sorteio de brindes (minitabelas e bolas) e premiação do 1º ao 3º lugar de cada categoria (troféu e medalhas). Mais informações pelo 3422-5184.