Uma página na internet de uma agência particular que anuncia vagas de emprego está gerando confusão entre os trabalhadores de Apucarana. Ocorre que o endereço adota o nome “Sine”, mesma denominação do Sistema Nacional de Emprego composto pelas atuais Agências do Trabalhador. “As pessoas fazem a pesquisa no Google pelo termo Sine e são direcionados para essa página, que oferece vagas de emprego também em Apucarana. Então, os interessados procuram a Agência do Trabalhador em busca destas vagas, que não existem em nosso sistema”, alerta Lucas Ortiz Leugi, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.
Leugi afirma ainda que já levou a situação ao conhecimento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Trabalho, que responde pelas mais de 190 Agências do Trabalhador existentes no Paraná. “Eles nos relataram que já receberam reclamações de outros municípios e que estavam estudando as medidas jurídicas cabíveis para o caso”, frisa Leugi, ressaltando que as vagas oferecidas no serviço público não têm custo algum, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.
Leugi frisa ainda que, apesar da mudança do nome para Agência do Trabalhador, os locais ainda são conhecidos por boa parte da população como “Sine”. “As divergências entre os nomes são mínimas. A agência particular classifica a sigla como Site Nacional de Empregos, enquanto o Ministério do Trabalho e Emprego denomina toda a rede como Sistema Nacional de Emprego”, compara.
A polêmica também ganhou as redes sociais. No facebook, uma trabalhadora fez um alerta sobre a situação. “Cuidado para não confundir com o Sine do Ministério do Trabalho e Emprego. Usar esse nome similar eu acho temerário, tanto para o empregador que utiliza o serviço público quanto para o trabalhador”, adverte uma das postagens.
Já os responsáveis pelo site particular alegam que possuem autorização jurídica para usar o nome. “Realmente não temos ligação com as agências do Sine do governo, mas prestamos um trabalho bem similar e temos autorização jurídica para utilizar este nome. Somos um classificado online de vagas de empregos”, argumentam os responsáveis, em postagem feita no mês de janeiro.
O gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana informa que as vagas ofertadas pelo sistema público e gratuito de emprego podem ser conferidas no www.trabalho.pr.gov.br, que nesta sexta-feira (13/02) oferta 61 vagas. “Enquanto aguardamos pelas medidas jurídicas, pedimos a compreensão das pessoas e que tomem o cuidado quando estão navegando na internet para acessar o site do serviço público corretamente, evitando essa confusão”, finaliza Leugi.