O prefeito Beto Preto recebeu oficialmente hoje, em seu gabinete, os estudos elaborados pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA) sobre os temas “arborização urbana”, “acessibilidade” e “mobilidade urbana”. As propostas apresentadas atendem a um dos objetivos da Agenda Parlamentar do CREA-PR, que visa mobilizar os profissionais de engenharia a participarem e contribuírem na gestão pública.
“O CREA e AEAA são parceiras preferências da administração municipal. Toda sugestão é bem aceita. Os estudos são bons e vamos analisar cada um dele”, afirmou Beto Preto. O estudo sobre “Mobilidade”, por exemplo, apresenta alternativas para criação de vias de ligação interbairros visando amenizar os transtornos provocados pelo crescente fluxo de veículos na área central.
O tema “Arborização Urbana”, por sua vez, propõe um levantamento da qualidadee quantidade de árvores nas vias públicas de Apucarana. A partir desse levantamento, será possível buscar soluções para questões, como o plantio de espécies inapropriadas.
Já o estudo sobre “acessibilidade” dá enfoque à situação das calçadas em Apucarana. “As condições das calçadas e ruas sem pavimento é uma preocupação constante na nossa administração. Considero a situação precária”, avaliou o vice-prefeito e secretário de Obras, Junior da Femac. Segundo Junior, existem cerca de 5 mil tocos de árvores em calçadas, prejudicando ainda mais a locomoção dos pedestres. “Em cerca de 60 dias, anunciaremos medidas para melhorar as condições das calçadas”, adiantou.
Para o presidente da AEAA, Alcides Vicente Júnior, a reunião foi muito proveitosa. O objetivo do CREA e AEAA é colocar a engenharia à disposição da administração municipal, contribuindo com desenvolvimento do município. “Ficamos à disposição para estudos, consultas e viabilidade de obras que envolvam a engenharia e arquitetura na gestão municipal”, reiterou Alcides Vicente. O gerente regional do CREA-PR, em Apucarana, Djalma Bonini Júnior, entregou a Beto Preto um ofício em defesa dos direitos dos profissionais de engenharia ocupantes de cargos nos órgãos públicos.