Parte do plano municipal de capacitação profissional direcionado aos profissionais da área social, a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana realizou nesta sexta-feira (04/10), no Centro da Juventude, um treinamento com os servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e do próprio Centro da Juventude. A dinâmica abordou a forma de operacionalização do jogo chamado “Túnel do Tempo” e foi comandado pela própria autora da técnica, psicóloga Maria Salete Arenales Loli.
Adquirido pela prefeitura, o jogo será utilizado para atender a adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal. “Foram 10 anos desenvolvendo este material, dentro de um contexto clínico e junto com o adolescente. Este é um jogo que trata de temas ligados ao passado, presente e futuro”, esclarece a psicóloga e autora da técnica. Segundo a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Souza, o jogo “Túnel do Tempo” foi criado pela especialista frente à demanda de adolescentes e pré-adolescentes aversivos ao uso de um material lúdico infantil, porém imaturos para uma verbalização clássica de sentimentos.
“O principal objetivo dele é estimular e abordar diversos assuntos que são fundamentais e necessários ao adolescente e que correm o risco de não serem enfocados espontaneamente nessa faixa etária”, explica Márcia. Também foram convidadas para a capacitação representantes de entidades não governamentais que possuem equipe técnica atuando com adolescentes e jovens como: EDHUCCA, CASA,COMANDER, APAE e CEPES.
Como funciona
Com um tabuleiro e um “rolar” de dados, o jogo Túnel do Tempo propõe ao adolescente um vai e vem de questões de três períodos de sua vida: passado, presente e futuro. Busca relembrar fatos passados e então prosseguir reconstruindo sua história, conhecê-lo em sua rotina cotidiana (fatos atuais) e colocá-lo a imaginar-se em um futuro (ora próximos, ora longínquos).
“Além destes três momentos da vida do adolescente, o jogo propõe também determinadas situações tendo como objetivo uma proposta de reflexão sobre si e o auto-conhecimento”, conclui a autora. Ela frisa que o jogo é tema da tese de seu doutorado em psicologia. Mais sobre a técnica pode ser visualizada pela internet, no endereço http://www.jogotuneldotempo.com.br.