Instaladas pela Prefeitura de Apucarana em diversos locais como forma de incentivo à prática esportiva, as chamadas Academias ao Ar Livre (AAL) são atualmente um dos principais alvos de vândalos. Na madrugada desta quinta-feira (24/03), o conjunto do Parque dos 70 anos foi o alvo, onde três equipamentos foram destruídos e terão que passar por reforma.

O prefeito Beto Preto lamenta que a falta de zelo com o patrimônio público por parte de poucos cidadãos, gere prejuízos para toda a coletividade. “Para reparar os estragos necessitamos dispor de mais recursos públicos, que poderíamos utilizar para a implantação de mais academias em Apucarana”, destaca o prefeito. Ele frisa que o custo médio de um conjunto de equipamentos é de R$20 mil e solicita que as pessoas ajudem a fiscalizar. “Peço que o cidadão de bem nos auxilie na vigilância e acione a Polícia Militar ou a nossa Guarda Municipal assim que observar qualquer atividade suspeita nestes locais”, solicitou.

Responsável pela supervisão das academias ao ar livre instaladas em Apucarana, o diretor do Departamento Municipal de Engenharia, Helligtonn Gomes Martins, conta que no caso da AAL do Parque dos 70 anos, a reforma dos três equipamentos será feita pela própria prefeitura. “Esta academia é nova, tem 12 equipamentos, e não compensa acionarmos a empresa licitada que presta serviços de manutenção. Só a utilizamos quando é preciso uma reforma geral do jogo, cuja restauração total gira em média R$8 mil. Neste caso vamos reparar os equipamentos com estrutura própria em nosso pátio de máquinas”, informa Martins. Ele lamenta que atos de vandalismo, como ocorrido na madrugada desta quinta-feira, sejam comuns. “A cerca de 40 dias trocamos toda a academia do Núcleo Afonso Camargo e nesta semana já apareceram equipamentos quebrados”, conta. De acordo com ele, além do vandalismo muitos danos são causados pelo uso incorreto, que também acontece propositalmente. “Tem pessoas que utilizam de maneira imprópria as academias ao ar livre, até mesmo se pendurando nos equipamentos”, relata.

Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Obras, existem 26 AAL em funcionamento em Apucarana. No atual mandato, pelo menos nove já foram totalmente reformadas. As mais recentes foram as localizadas na Vila Nova, Jardim Curitiba (Vila Reis), Núcleo Castelo Branco. Uma nova está em fase de instalação no Distrito de São Pedro Taquara. “Já concretamos a base e semana que vem devemos instalar os equipamentos, cumprindo com isto mais um compromisso do prefeito com aquela comunidade”, concluiu Martins. O telefone da Guarda Municipal de Apucarana para denúncias de vandalismo contra o patrimônio público é o 3422-7344. Já a Polícia Militar atende pelo 190.

Publicações Recomendadas