Central da Dengue no Lagoão atende até 18 horas neste sábado

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana comunica que a Central de Atendimento de Combate à Dengue, no Ginásio Lagoão, vai funcionar em horário diferenciado neste sábado (18): entre 8 horas e 18 horas.

O atendimento, que normalmente segue até as 22 horas todos os dias da semana, vai encerrar mais cedo devido à partida Campeonato Paranaense de Futsal que vai ocorrer naquele local sábado à noite.

As pessoas que necessitarem de atendimento amanhã, após as 18 horas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bolivar Pavão, no Jardim América, e a UPA.

Com aproximação dos dias mais frios, Apucarana segue com vacinação da gripe neste sábado

Com aproximação dos dias mais frios do ano, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana reitera a importância da vacinação para evitar uma gripe forte, com sintomas graves de doenças respiratórias, em especial entre as crianças e idosos. Para que a população tenha maior oportunidade de se proteger, a Prefeitura está imunizando contra a influenza também aos sábados, em locais de grande circulação de pessoas como em supermercado e no Shopping CentroNorte, além de Unidades Básicas de Saúde e Centros Municipais de Educação Infantil.

A vacinação contra a gripe aos sábados começou no dia 27 de abril e se repetiu nos dias 4 e 11 de maio. Neste sábado (18), a mobilização continua. A população pode encontrar as doses da influenza em 11 pontos da cidade em supermercado, Shopping CentroNorte, Centro Municipal de Educação Infantil, Ginásio de Esportes Lagoão, e 7 Unidades Básicas de Saúde (confira quadro abaixo os locais e horários).

A vacinação contra a gripe é ofertada para toda a população a partir de 6 meses de idade. “Apucarana já atingiu 41% do público alvo imunizado e a estratégia realizar vacinação já pelo 4ª sábado contribuiu para chegarmos a esse índice”, avalia o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

Lembrando que a vacina da gripe está disponível para população em 27 Unidades Básicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira (8 horas às 16h30), bem como no Ginásio Lagoão (8 horas às 20h30) , o secretário Bachiega, define a imunização contra a influenza uma condição fundamental para evitar que as pessoas contraiam infecções respiratórias e principalmente que evoluam para um quadro mais grave como a pneumonia.

O médico especialista em Medicina de Família e Comunidade da AMS, Odarlone Orente, orienta a população a adotar as principais medidas preventivas para evitar doenças respiratórias. A principal delas, reforça ele, é estar com a vacinação contra a gripe em dia, mas é preciso usar agasalho, ficar bem hidratado, evitar aglomeração, e manter os ambientes arejados com espaço para fazer o ar circular.

“Nos dias de baixas temperaturas as pessoas tendem a ficar mais em ambientes fechados, na maioria das vezes aglomerados e com pouca ventilação. O que é um agravante neste período do ano. As doenças respiratórias estão mais relacionadas com a aglomeração e a circulação sazonal de vírus da influenza neste período”, alerta Odarlone.

De acordo dom Odarlone, é importante também se agasalhar adequadamente. “Nos idosos e na maioria das crianças existe uma perda maior de calor pela diminuição da gordura corporal. Isso faz com que os vasos mais expostos se contraiam para tentar manter a temperatura corporal central o que prejudica a nutrição nos tecidos”, explica.

Medidas preventivas para evitar as doenças respiratórias:

– Boa hidratação para evitar ressecamento das mucosas, bastante comum em tempo frio, que favorece infecção e alergias

– Alimentação saudável (frutas e verduras incluídas)

– Evitar aglomeração

– Manter arejado os espaços

– Manter a vacinação em dia

– Utilizar roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios

– Procurar o atendimento médico em caso de sinais persistentes de doenças respiratórias

– Uso de máscaras em caso de sintomas respiratórios

Apucarana é uma das maiores produtoras de café do Paraná

Com 1.100 hectares cultivados e uma produção de 2.376 toneladas, Apucarana está entre os cinco maiores produtores de café do Paraná. Além da área cultivada, Apucarana também se destaca pela produção de um café de qualidade, pelo incentivo ao cooperativismo e pela articulação com órgãos voltados à pesquisa e extensão.

O prefeito Junior da Femac destaca as diversas iniciativas de apoio e fomento à cafeicultura. “Temos a distribuição de mudas de café tolerantes a doenças e o repasse de calcário e fosfato a preço subsidiado. Também estamos incentivando o uso da tecnologia, viabilizando maquinários para o plantio e a colheita do café. Além disso, com a nossa equipe e em parceria com os profissionais do IDR-PR, buscamos prestar a assistência técnica que é tão importante para os produtores”, frisa Junior da Femac, acrescentando que a Prefeitura viabilizou ainda um caminhão e um espaço para a Associação dos Cafeicultores.

O prefeito Junior da Femac salienta também os esforços para potencializar a produção de um café de qualidade, aproveitando  as condições de clima e de solo. “Outra ação é o projeto para viabilizar a Indicação Geográfica (IG), que é o reconhecimento de que uma região produz um produto diferenciado, sendo isso muito importante no mercado interno e especialmente para abrir das portas do mercado externo”, reitera Junior da Femac.

O chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Cristovon Videira Ripol, afirma que Apucarana forma – junto com municípios do entorno – o terceiro maior polo produtor de café do Estado.  “Precisamos trabalhar para obter o registro da indicação geográfica no polo de Apucarana, para fortalecer e consolidar ainda mais essa região como um polo de sucesso”, afirma Ripol.

Ripol assinala que no Estado do Paraná há um esforço conjunto para o desenvolvimento da cafeicultura. “Onde não existe esse esforço, a cafeicultura desapareceu e onde ele existe se forma o chamado cluster, que é um conjunto de atores, de políticas e de lideranças que trabalham em favor de um negócio”, explica Ripol, cuja dissertação de mestrado abordou a cafeicultura.

O café – continua o especialista –  é hoje um dos melhores negócios para agricultura familiar no Estado. “Isso em densidade de renda, ou seja, no que tange o Valor Bruto de Produção por hectare. Poucos negócios hoje batem o café, talvez algumas frutas”, avalia.

Ripol reforça que o trabalho em conjunto é muito importante. “Temos cinco profissionais especialistas que atendem a região, inclusive um degustador. Temos também uma sala de degustação que fica em Jandaia do Sul, isso por uma questão logística pois a Universidade Estadual de Maringá é nossa parceira”, pontua.

O chefe do núcleo regional da Seab cita ainda o Concurso Café Qualidade do Paraná, que estimula uma produção diferenciada. “Ao ponto de Apucarana participar com destaque e ter uma produtora campeã. Temos também o Programa Pesquisa Café, que é coordenado pelo Dr. Gustavo Sera, e ainda a coordenação estadual do café, feita pelo Otávio Oliveira Luz”, cita.

Nesta contextualização, Ripol também destaca a importância das cooperativas da agricultura familiar. “No caso de Apucarana, temos a Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó, através da qual são repassados recursos e equipamentos a fundo perdido pelo Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná). Tudo isso para estimular, potencializar e organizar os produtores em suas cooperativas”, completa.

De acordo com dados fornecidos por Otávio Oliveira Luz, coordenador estadual do café, os cinco maiores produtores de café no Estado são Carlópolis (5.292 hectares), Pinhalão (2.060 hectares), Ibaiti (1.703 hectares), Tomazina (1.280 hectares) e Apucarana (1.100 hectares). Esses municípios, juntos, respondem por 48,5% da produção paranaense de café.

Escolas promovem ações de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Neste sábado (18/5), celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em alusão à data, a Autarquia Municipal de Educação está realizando diversas atividades de conscientização, nesta semana, nos 24 CMEIS e nas 36 escolas da sua rede.

“Os crimes sexuais contra crianças e adolescentes representam uma das mais graves violações aos direitos humanos. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 320 crianças e adolescentes são vítimas desse crime hediondo a cada 24 horas. Mas o número pode ser muito maior, tendo em vista que muitos casos não são denunciados. As escolas têm papel fundamental na prevenção,” disse o prefeito Junior da Femac.

Como o público dos CMEIS e Escolas Municipais é formado por crianças com idades entre quatro meses e dez anos, a Autarquia de Educação orienta os professores a trabalharem o tema de forma lúdica em sala de aula.

“Por meio de atividades como teatros, contação de histórias e brincadeiras, os estudantes aprendem que algumas partes do seu corpo são íntimas e não devem ser vistas ou tocadas por outras pessoas, com exceção de situações específicas, como quando o papai ou a mamãe estão lhes ajudando no banho ou quando vão ao médico. Eles também são ensinados que guardar segredos pode ser prejudicial,” explicou a secretária de educação, Professora Marli Fernandes.

A Autarquia de Educação promove ações de prevenção e combate ao abuso sexual regularmente, ao longo do ano letivo, nos seus CMEIS e Escolas, em parceria com a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e a Macrorrede de Proteção às Crianças e Adolescentes. “Entretanto, nós reforçamos as atividades nesta semana em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e à campanha Maio Laranja,” acrescentou a secretária.

Jardim São Pedro começa a receber luminárias LED

O prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quinta-feira (16/05) a modernização do sistema de iluminação pública no Jardim São Pedro. As antigas luminárias, valor de sódio, estão dando lugar a modernas em tecnologia LED, na potência de 120 watts, em um total de 153 pontos de luz.

Além de vistoriar o trabalho da empreiteira contratada, Júnior da Femac conversou com moradores da Rua Osvaldo Santana e deu detalhes sobre o investimento municipal no setor. “Temos promovido de forma gradativa a modernização de todo nosso parque de iluminação pública. Por falta de planejamento, Apucarana ficou por muitos anos parada no tempo em vários setores, sendo que quando assumi a prefeitura grande parte da cidade ainda era servida com luminárias vapor de sódio e mercúrio, tecnologias comprovadamente ultrapassadas e ineficientes. Hoje, com compromisso com a cidade, investimos no que há de mais moderno, que é a luminária LED. A mesma lâmpada que tem no centro também está no bairro e já renovamos mais de 80% do parque de iluminação da cidade”, pontuou o prefeito que esteve acompanhado do superintendente de Iluminação Pública, engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, e do superintendente de Finanças e também morador do bairro, Gentil Pereira.

Moradora do Jardim São Pedro, Vera Lúcia Chaves aprovou o trabalho. “Nosso bairro já é um local muito bom para viver e agora, com a melhoria da iluminação, vai ficar ainda melhor”, disse. A também moradora e pioneira Maria de Lourdes Ferreira dos Santos, conta que o investimento vai garantir mais segurança. “Sou filha do pioneiro Baianinho, que morava na chácara onde hoje é o bosque municipal. Moro aqui com minha mãe de 99 anos, que hoje está acamada, e o meu marido. Temos muitas histórias com Apucarana. Adoro onde vivo e é bom saber que teremos agora uma iluminação moderna”, elogiou a moradora.

De acordo com o superintendente de Iluminação Pública, Lafayete dos Santos Luz, o investimento no local envolve a substituição de 153 luminárias. “Além do Jardim São Pedro, vamos modernizar todos os pontos nos trechos entre as ruas Talita Bresolin e Parque Biguaçu, e João Antônio Braga Côrtes e Rua Bandeirantes”, esclareceu Luz.

Supervisionados pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), os serviços são executados por uma empreiteira contratada com recursos da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública) e devem estar concluídos em uma semana.

Com foco no setor têxtil, “Bora Paraná” inicia cursos profissionalizantes em Apucarana

O prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quinta-feira (16/05), no período da tarde, o início do curso profissionalizante técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans). A formação integra o Projeto Bora Paraná, uma iniciativa do Governo do Paraná, Ambev e Senai Paraná, em parceria com as prefeituras, que percorre o estado levando qualificação à população. Em Apucarana, a escola móvel está ancorada no estacionamento do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) e também oferece, no período noturno, o curso técnicas de costura industrial com ênfase em uniformes profissionais.

Segundo frisa o Júnior da Femac, trata-se de uma iniciativa transformadora encabeçada pelo secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda e deputado estadual licenciado, Mauro Moraes. “Além oportunizar capacitação de qualidade, com o selo de excelência do Senai que, além do ônibus-escola fornece os instrutores, o projeto Bora Paraná concede uma bolsa-auxílio de R$600 por aluno paga pelo Governo do Paraná”, enalteceu o prefeito, salientando que esta é a segunda vez que o “Bora Paraná” aporta no município.

“Na primeira oportunidade foi ministrado curso de Modelagem 3D, também com grande procura e sucesso, e agora, mais uma vez a pedido do setor de confecções, novos cursos na área do vestuário”, explicou Júnior da Femac, esclarecendo que além da conquista dos cursos junto ao secretário Mauro Moraes, a prefeitura esteve envolvida na seleção dos alunos, através da Agência do Trabalhador e Centro de Qualificação Total, e logística necessária durante a permanência do ônibus-escola na cidade.

“Nosso agradecimento ao Governador Ratinho Júnior, ao secretário Mauro Moraes e ao presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, por direcionarem o projeto ao nosso município, somando-se a diversas outras iniciativas que desenvolvemos na qualificação da mão-de-obra e que têm contribuído para a empregabilidade e inserção das pessoas no mercado de trabalho”, diz prefeito Júnior da Femac, pontuando que além da prefeitura, a presença do projeto em Apucarana conta com apoio do APL Bonés, do Sivale e unidade local do Senai. “Todos aqui podem ter a certeza de que vão ser disputados pelo mercado de trabalho, que anseia por profissionais preparados”, disse o prefeito aos alunos, salientando que Apucarana é o maior polo têxtil do Paraná.

Aluno do terceiro ano do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, Micael de Souza Silva, de 17 anos, participou do curso de Modelagem 3D e, assim que soube do retorno do ônibus-escola ao município, procurou os locais de inscrição para garantir vaga em novo curso. “Minha mãe e tia trabalham no setor de confecções. Apucarana é a Capital Nacional do Boné e tem bastante emprego, por isso estou me capacitando para poder estar bem preparado para o meu primeiro emprego. Tudo que eles ensinam aqui é de grande qualidade”, disse o estudante.

Os cursos em andamento terão carga horária total de 96 horas, sendo que o de técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans) vai ser ministrado de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30; e o curso de técnica em costura industrial com ênfase em uniformes profissionais irá ocorrer, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. “Além da qualidade, este projeto inclui ainda um auxílio no valor de R$600, oriundos do Programa Paraná Competitivo, ajudando ao cidadão com os eventuais custos de transporte e alimentação”, reitera Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.

De acordo com ele, nos próximos meses novos cursos deverão ter inscrições abertas e os interessados podem obter mais informações na agência. “Além do Bora Paraná, dentro do Programa Portas Abertas, temos sempre muitas oportunidades de capacitação. Além disto, diariamente temos centenas de vagas de emprego abertas na indústria, comércio e prestação de serviços, onde atuamos a intermediação entre o trabalhador e empresas”, concluiu Leiroz.

Residentes da Autarquia de Saúde participam de encontro sobre “Violência Contra a Mulher”

O Programa de Residências Multiprofissionais da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana promoveu, nesta quarta-feira (15), no Polo UAB, um encontro com os residentes, com a temática “Relações de Gênero e Violência Contra a Mulher “.

O tema foi abordado pela Assistente Social, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), Patrícia Vecchi e da delegada da Mulher, Luana Louzada Lopes.

O evento foi coordenado pelo tutor de educação física do Programa de Residência em Atenção Básica e Saúde da Família, Lucas Gustavo Paparazzo e pela coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica da AMS, Valéria Piveta.

Nos próximos dias os residentes visitarão a Secretaria da Mulher para conhecer os programas desenvolvidos pela pasta voltados a prevenção, orientação e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

Segundo o tutor Lucas Gustavo Paparazzo, o objetivo é que os residentes tenham um olhar diferenciado e uma aproximação maior aos serviços prestados pela Semaf, podendo assim direcionar as mulheres quando identificado casos de violência doméstica durante os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

Prefeitura de Apucarana realizará mais um sábado de vacinação contra a gripe  

Pelo quarto final de semana consecutivo, a Prefeitura de Apucarana realiza neste sábado (18) a vacinação contra gripe. A mobilização das equipes da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) oferta as doses da influenza em supermercado, Shopping CentroNorte, Centro Municipal de Educação Infantil, Ginásio de Esportes Lagoão, e 7 Unidades Básicas de Saúde (confira quadro abaixo os locais e horários).

A vacinação contra a gripe é ofertada para toda a população a partir de 6 meses de idade. “Apucarana já atingiu 41% do público alvo imunizado e a estratégia realizar vacinação já pelo 4ª sábado contribuiu para chegarmos a esse índice”, avalia o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

Ele informa que a estratégia da AMS de aplicar a vacina aos sábados vai se estender ainda até o dia 25 de maio. As doses do imunizante da gripe continuam regularmente à disposição da população em 27 Unidades Básicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 horas as 16h30 e ainda na Central de Atendimento da Dengue, no ginásio Lagoão, de 8 horas as 20h30, todos os dias da semana.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, detalha que algumas UBSs estão vacinando contra a gripe em um horário mais estendido. A UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, oferta às doses todos os dias da semana de 8 horas às 20h30. Já as UBSs Antônio Sachelli, no Jardim Colonial; Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Takaiti Miyadi, Núcleo Dom Romeu; e Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa aplicam a vacina de segunda feira a sexta-feira, entre 8 horas e 20h30. As gestantes e puérperas também têm acesso ao imunizante na Casa da Gestante.

Catálogo de projetos de extensão apresenta soluções para demandas da comunidade

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Apucarana, apresentou nesta quinta-feira (16/05) o Catálogo de Projetos de Extensão. O objetivo é promover a integração entre universidade, governo, empresas e sociedade civil, apresentando soluções para demandas reais da comunidade. Na versão impressa, o catálogo possui 53 projetos. No entanto, como foi criado para ser um documento vivo, a versão online já conta com 56 projetos catalogados.

O prefeito Junior da Femac, que participou do evento de apresentação e recebeu um exemplar da versão impressa, lembrou do esforço para a conquista da universidade. “A UTFPR é fruto de luta e foi muito amada, desejada e esperada. É como se fosse um filho ou filha de Apucarana, que está crescendo e agora apresentando os seus projetos de extensão”, compara.

Junior da Femac destacou a luta dos empresários neste sentido, citando o empresário Jayme Leonel, que esteve presente no evento representando a Acia, o APL Bonés e o Sivale. “O fato do lançamento do catálogo acontecer nas dependências do Senac é também emblemático, pois significa o movimento da universidade indo ao encontro das pessoas e dos anseios da comunidade”, frisa Junior da Femac.

Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor da UTFPR, reforçou que a extensão é um dos principais pilares da instituição de ensino. De acordo com ele, a aproximação com as comunidades é uma metodologia que vem sendo adotada cada vez mais, tanto no meio acadêmico quanto por órgãos de governo. “Além disso, na universidade conseguimos pela primeira vez equiparar o valor financeiro destinado para a extensão e não se faz extensão sem apoio da comunidade e sem apoio financeiro”, completa Schiefler, que agradeceu o apoio da Prefeitura de Apucarana na impressão dos catálogos.

O diretor-geral da UTFPR Apucarana, Marcelo Ferreira da Silva, afirma que o catálogo demonstra o papel exercido pela universidade na sociedade. “O catálogo é uma parte dos sonhos que são desenvolvidos dentro da instituição – pelos professores, servidores e acadêmicos – e que estão também voltados paras os interesses de demandas da sociedade”, reitera Ferreira.

Aloysio Gomes de Souza Filho, diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFP,  lembra ainda que cada aluno da UTFPR precisa cumprir 10% da carga horária total em projetos de extensão.  “Os projetos de extensão têm por objetivo atender demandas reais da sociedade, gerando transformação social, impactos na formação e o protagonismo estudantil”, afirma Aloysio, acrescentando que os projetos são desenvolvidos em diversas áreas, como educação, cultura, trabalho, direitos humanos e justiça, meio ambiente, tecnologia e produção.

Patrícia Mara Gomes, responsável pelo Departamento de Extensão da UTFPR Apucarana, informa que os projetos abrangeram os cursos de graduação: Design de Moda, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Química (licenciatura).

Juntamente como o catálogo impresso, a UTFPR lançou um formulário online, no qual a comunidade poderá sugerir projetos de extensão, indicando o curso ou área temática a que essa demanda está relacionada. “O catálogo é um documento vivo que será constantemente atualizado. A versão impressa tem 53 projetos e, uma semana depois, já são 56 e que constam na versão online que poderá ser acessada pelas pessoas”, explica a responsável pelo Departamento de Extensão da UTFPR.

Após a entrega oficial do catálogo, foram apresentados diversos projetos de extensão desenvolvidos, como o de modelagem em 3D de  órteses e próteses, o de implantação de jardins verticais de plantas alimentícias não convencionais (PANCS), o de chatbot para aplicação em micro e pequenas empresas, o de cursos de capacitação para pessoas carentes ou em situação de rua e o de conscientização sobre os perigos da eletricidade e a necessidade de manutenções preventivas.

 

Central da Dengue do Lagoão atende todos os dias de 8 às 22 horas

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) informa que a Central de Atendimento da Dengue, no Ginásio Lagoão, continua atendendo todos os dias da semana, de 8 horas às 22 horas. O serviço ficou interrompido apenas durante a realização do Programa Justiça no Bairro, de quinta-feira a sábado da semana passada.

“Nossas equipes de saúde continuam à disposição no Ginásio Lagoão para atender as pessoas com sintomas da dengue”, reforça o médico da AMS, Odarlone Orente. A Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, do Jardim América, que se tornou ponto de referência em casos desde o início da epidemia no município também segue com o atendimento de 8 horas às 22 horas, bem como a UPA 24 horas.