Jardim São Pedro começa a receber luminárias LED

O prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quinta-feira (16/05) a modernização do sistema de iluminação pública no Jardim São Pedro. As antigas luminárias, valor de sódio, estão dando lugar a modernas em tecnologia LED, na potência de 120 watts, em um total de 153 pontos de luz.

Além de vistoriar o trabalho da empreiteira contratada, Júnior da Femac conversou com moradores da Rua Osvaldo Santana e deu detalhes sobre o investimento municipal no setor. “Temos promovido de forma gradativa a modernização de todo nosso parque de iluminação pública. Por falta de planejamento, Apucarana ficou por muitos anos parada no tempo em vários setores, sendo que quando assumi a prefeitura grande parte da cidade ainda era servida com luminárias vapor de sódio e mercúrio, tecnologias comprovadamente ultrapassadas e ineficientes. Hoje, com compromisso com a cidade, investimos no que há de mais moderno, que é a luminária LED. A mesma lâmpada que tem no centro também está no bairro e já renovamos mais de 80% do parque de iluminação da cidade”, pontuou o prefeito que esteve acompanhado do superintendente de Iluminação Pública, engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, e do superintendente de Finanças e também morador do bairro, Gentil Pereira.

Moradora do Jardim São Pedro, Vera Lúcia Chaves aprovou o trabalho. “Nosso bairro já é um local muito bom para viver e agora, com a melhoria da iluminação, vai ficar ainda melhor”, disse. A também moradora e pioneira Maria de Lourdes Ferreira dos Santos, conta que o investimento vai garantir mais segurança. “Sou filha do pioneiro Baianinho, que morava na chácara onde hoje é o bosque municipal. Moro aqui com minha mãe de 99 anos, que hoje está acamada, e o meu marido. Temos muitas histórias com Apucarana. Adoro onde vivo e é bom saber que teremos agora uma iluminação moderna”, elogiou a moradora.

De acordo com o superintendente de Iluminação Pública, Lafayete dos Santos Luz, o investimento no local envolve a substituição de 153 luminárias. “Além do Jardim São Pedro, vamos modernizar todos os pontos nos trechos entre as ruas Talita Bresolin e Parque Biguaçu, e João Antônio Braga Côrtes e Rua Bandeirantes”, esclareceu Luz.

Supervisionados pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), os serviços são executados por uma empreiteira contratada com recursos da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública) e devem estar concluídos em uma semana.

Com foco no setor têxtil, “Bora Paraná” inicia cursos profissionalizantes em Apucarana

O prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quinta-feira (16/05), no período da tarde, o início do curso profissionalizante técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans). A formação integra o Projeto Bora Paraná, uma iniciativa do Governo do Paraná, Ambev e Senai Paraná, em parceria com as prefeituras, que percorre o estado levando qualificação à população. Em Apucarana, a escola móvel está ancorada no estacionamento do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) e também oferece, no período noturno, o curso técnicas de costura industrial com ênfase em uniformes profissionais.

Segundo frisa o Júnior da Femac, trata-se de uma iniciativa transformadora encabeçada pelo secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda e deputado estadual licenciado, Mauro Moraes. “Além oportunizar capacitação de qualidade, com o selo de excelência do Senai que, além do ônibus-escola fornece os instrutores, o projeto Bora Paraná concede uma bolsa-auxílio de R$600 por aluno paga pelo Governo do Paraná”, enalteceu o prefeito, salientando que esta é a segunda vez que o “Bora Paraná” aporta no município.

“Na primeira oportunidade foi ministrado curso de Modelagem 3D, também com grande procura e sucesso, e agora, mais uma vez a pedido do setor de confecções, novos cursos na área do vestuário”, explicou Júnior da Femac, esclarecendo que além da conquista dos cursos junto ao secretário Mauro Moraes, a prefeitura esteve envolvida na seleção dos alunos, através da Agência do Trabalhador e Centro de Qualificação Total, e logística necessária durante a permanência do ônibus-escola na cidade.

“Nosso agradecimento ao Governador Ratinho Júnior, ao secretário Mauro Moraes e ao presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, por direcionarem o projeto ao nosso município, somando-se a diversas outras iniciativas que desenvolvemos na qualificação da mão-de-obra e que têm contribuído para a empregabilidade e inserção das pessoas no mercado de trabalho”, diz prefeito Júnior da Femac, pontuando que além da prefeitura, a presença do projeto em Apucarana conta com apoio do APL Bonés, do Sivale e unidade local do Senai. “Todos aqui podem ter a certeza de que vão ser disputados pelo mercado de trabalho, que anseia por profissionais preparados”, disse o prefeito aos alunos, salientando que Apucarana é o maior polo têxtil do Paraná.

Aluno do terceiro ano do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, Micael de Souza Silva, de 17 anos, participou do curso de Modelagem 3D e, assim que soube do retorno do ônibus-escola ao município, procurou os locais de inscrição para garantir vaga em novo curso. “Minha mãe e tia trabalham no setor de confecções. Apucarana é a Capital Nacional do Boné e tem bastante emprego, por isso estou me capacitando para poder estar bem preparado para o meu primeiro emprego. Tudo que eles ensinam aqui é de grande qualidade”, disse o estudante.

Os cursos em andamento terão carga horária total de 96 horas, sendo que o de técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans) vai ser ministrado de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30; e o curso de técnica em costura industrial com ênfase em uniformes profissionais irá ocorrer, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. “Além da qualidade, este projeto inclui ainda um auxílio no valor de R$600, oriundos do Programa Paraná Competitivo, ajudando ao cidadão com os eventuais custos de transporte e alimentação”, reitera Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.

De acordo com ele, nos próximos meses novos cursos deverão ter inscrições abertas e os interessados podem obter mais informações na agência. “Além do Bora Paraná, dentro do Programa Portas Abertas, temos sempre muitas oportunidades de capacitação. Além disto, diariamente temos centenas de vagas de emprego abertas na indústria, comércio e prestação de serviços, onde atuamos a intermediação entre o trabalhador e empresas”, concluiu Leiroz.

Residentes da Autarquia de Saúde participam de encontro sobre “Violência Contra a Mulher”

O Programa de Residências Multiprofissionais da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana promoveu, nesta quarta-feira (15), no Polo UAB, um encontro com os residentes, com a temática “Relações de Gênero e Violência Contra a Mulher “.

O tema foi abordado pela Assistente Social, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), Patrícia Vecchi e da delegada da Mulher, Luana Louzada Lopes.

O evento foi coordenado pelo tutor de educação física do Programa de Residência em Atenção Básica e Saúde da Família, Lucas Gustavo Paparazzo e pela coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica da AMS, Valéria Piveta.

Nos próximos dias os residentes visitarão a Secretaria da Mulher para conhecer os programas desenvolvidos pela pasta voltados a prevenção, orientação e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

Segundo o tutor Lucas Gustavo Paparazzo, o objetivo é que os residentes tenham um olhar diferenciado e uma aproximação maior aos serviços prestados pela Semaf, podendo assim direcionar as mulheres quando identificado casos de violência doméstica durante os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

Prefeitura de Apucarana realizará mais um sábado de vacinação contra a gripe  

Pelo quarto final de semana consecutivo, a Prefeitura de Apucarana realiza neste sábado (18) a vacinação contra gripe. A mobilização das equipes da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) oferta as doses da influenza em supermercado, Shopping CentroNorte, Centro Municipal de Educação Infantil, Ginásio de Esportes Lagoão, e 7 Unidades Básicas de Saúde (confira quadro abaixo os locais e horários).

A vacinação contra a gripe é ofertada para toda a população a partir de 6 meses de idade. “Apucarana já atingiu 41% do público alvo imunizado e a estratégia realizar vacinação já pelo 4ª sábado contribuiu para chegarmos a esse índice”, avalia o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

Ele informa que a estratégia da AMS de aplicar a vacina aos sábados vai se estender ainda até o dia 25 de maio. As doses do imunizante da gripe continuam regularmente à disposição da população em 27 Unidades Básicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 horas as 16h30 e ainda na Central de Atendimento da Dengue, no ginásio Lagoão, de 8 horas as 20h30, todos os dias da semana.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, detalha que algumas UBSs estão vacinando contra a gripe em um horário mais estendido. A UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, oferta às doses todos os dias da semana de 8 horas às 20h30. Já as UBSs Antônio Sachelli, no Jardim Colonial; Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Takaiti Miyadi, Núcleo Dom Romeu; e Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa aplicam a vacina de segunda feira a sexta-feira, entre 8 horas e 20h30. As gestantes e puérperas também têm acesso ao imunizante na Casa da Gestante.

Catálogo de projetos de extensão apresenta soluções para demandas da comunidade

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Apucarana, apresentou nesta quinta-feira (16/05) o Catálogo de Projetos de Extensão. O objetivo é promover a integração entre universidade, governo, empresas e sociedade civil, apresentando soluções para demandas reais da comunidade. Na versão impressa, o catálogo possui 53 projetos. No entanto, como foi criado para ser um documento vivo, a versão online já conta com 56 projetos catalogados.

O prefeito Junior da Femac, que participou do evento de apresentação e recebeu um exemplar da versão impressa, lembrou do esforço para a conquista da universidade. “A UTFPR é fruto de luta e foi muito amada, desejada e esperada. É como se fosse um filho ou filha de Apucarana, que está crescendo e agora apresentando os seus projetos de extensão”, compara.

Junior da Femac destacou a luta dos empresários neste sentido, citando o empresário Jayme Leonel, que esteve presente no evento representando a Acia, o APL Bonés e o Sivale. “O fato do lançamento do catálogo acontecer nas dependências do Senac é também emblemático, pois significa o movimento da universidade indo ao encontro das pessoas e dos anseios da comunidade”, frisa Junior da Femac.

Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor da UTFPR, reforçou que a extensão é um dos principais pilares da instituição de ensino. De acordo com ele, a aproximação com as comunidades é uma metodologia que vem sendo adotada cada vez mais, tanto no meio acadêmico quanto por órgãos de governo. “Além disso, na universidade conseguimos pela primeira vez equiparar o valor financeiro destinado para a extensão e não se faz extensão sem apoio da comunidade e sem apoio financeiro”, completa Schiefler, que agradeceu o apoio da Prefeitura de Apucarana na impressão dos catálogos.

O diretor-geral da UTFPR Apucarana, Marcelo Ferreira da Silva, afirma que o catálogo demonstra o papel exercido pela universidade na sociedade. “O catálogo é uma parte dos sonhos que são desenvolvidos dentro da instituição – pelos professores, servidores e acadêmicos – e que estão também voltados paras os interesses de demandas da sociedade”, reitera Ferreira.

Aloysio Gomes de Souza Filho, diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFP,  lembra ainda que cada aluno da UTFPR precisa cumprir 10% da carga horária total em projetos de extensão.  “Os projetos de extensão têm por objetivo atender demandas reais da sociedade, gerando transformação social, impactos na formação e o protagonismo estudantil”, afirma Aloysio, acrescentando que os projetos são desenvolvidos em diversas áreas, como educação, cultura, trabalho, direitos humanos e justiça, meio ambiente, tecnologia e produção.

Patrícia Mara Gomes, responsável pelo Departamento de Extensão da UTFPR Apucarana, informa que os projetos abrangeram os cursos de graduação: Design de Moda, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Química (licenciatura).

Juntamente como o catálogo impresso, a UTFPR lançou um formulário online, no qual a comunidade poderá sugerir projetos de extensão, indicando o curso ou área temática a que essa demanda está relacionada. “O catálogo é um documento vivo que será constantemente atualizado. A versão impressa tem 53 projetos e, uma semana depois, já são 56 e que constam na versão online que poderá ser acessada pelas pessoas”, explica a responsável pelo Departamento de Extensão da UTFPR.

Após a entrega oficial do catálogo, foram apresentados diversos projetos de extensão desenvolvidos, como o de modelagem em 3D de  órteses e próteses, o de implantação de jardins verticais de plantas alimentícias não convencionais (PANCS), o de chatbot para aplicação em micro e pequenas empresas, o de cursos de capacitação para pessoas carentes ou em situação de rua e o de conscientização sobre os perigos da eletricidade e a necessidade de manutenções preventivas.

 

Central da Dengue do Lagoão atende todos os dias de 8 às 22 horas

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) informa que a Central de Atendimento da Dengue, no Ginásio Lagoão, continua atendendo todos os dias da semana, de 8 horas às 22 horas. O serviço ficou interrompido apenas durante a realização do Programa Justiça no Bairro, de quinta-feira a sábado da semana passada.

“Nossas equipes de saúde continuam à disposição no Ginásio Lagoão para atender as pessoas com sintomas da dengue”, reforça o médico da AMS, Odarlone Orente. A Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, do Jardim América, que se tornou ponto de referência em casos desde o início da epidemia no município também segue com o atendimento de 8 horas às 22 horas, bem como a UPA 24 horas.

Praça do Clube 28 terá show de samba e pagode neste domingo

A Prefeitura de Apucarana promove neste domingo (19/05) a primeira edição do Projeto “Música na Praça do 28”. Uma iniciativa coordenada pela Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), o show inaugural acontece a partir das 17h30, na concha acústica da Praça Semiramis Braga, popular Praça do Clube 28 de Janeiro, com o Grupo Big Duetto. No repertório, samba e pagode da melhor qualidade.

Segundo o prefeito Júnior da Femac, a cada domingo haverá uma atração musical diferente, sempre com acesso gratuito. “Nos 80 anos de Apucarana revitalizamos a tradicional Praça do Clube 28, que voltou a ser ponto de encontro das famílias. Agora, damos início a esta iniciativa cultural, que vai deixar as tardes e início de noite de domingo ainda mais especiais”, diz o prefeito.

De acordo com a secretária municipal da Promatur, professora Maria Agar Borba, a prefeitura já promove eventos artísticos e musicais em diversos pontos da cidade, como no Espaço das Feiras. “A partir da revitalização, viabilizada pelo prefeito Júnior da Femac, a Praça do 28 voltou à vida. E o “Música na Praça do 28” tem esse viés, de levar cultura e diversão a esta público. Convidamos a todas as famílias de Apucarana para prestigiar”, acentua Maria Agar.

Plano Municipal pela Primeira Infância valorizará a diversidade étnico-racial em Apucarana

A secretária municipal de educação, Professora Marli Fernandes, reuniu-se, recentemente com o representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Carlos Figueiredo, e com a pesquisadora do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dra. Adevanir Aparecida Pinheiro. Durante o encontro, os três conversaram sobre como a questão da diversidade étnico-racial deve ser incluída no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Apucarana.

“O ser humano começa a construir a própria identidade na infância, a partir das experiências que têm no convívio com outros sujeitos. Neste sentido, eu considero extremamente importante que o PMPI assegure às nossas crianças crescer e se desenvolver em um ambiente acolhedor, em que as diferenças de raça e cultura sejam valorizadas. Muito obrigado ao Carlos Figueiredo e à Dra. Adevanir Pinheiro por aceitarem nos ajudar neste processo de construção do documento,” agradeceu a secretária Marli Fernandes.

O PMPI é um instrumento político e técnico que possibilitará ao município fazer investimentos voltados à primeira infância, ou seja, às crianças a partir do ventre materno até os seis anos, de forma prática e concreta, com resultados possíveis de serem medidos. A construção do documento é uma recomendação do Marco Legal pela Primeira Infância, disposto na Lei Federal nº 13.257, de 8 de março de 2016. Em Apucarana, ele está sendo elaborado de forma intersetorial e democrática, envolvendo as mais diversas instâncias de governo e segmentos da sociedade civil.

O CMPIR e o Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros da UEL são parceiros de longa data da Autarquia Municipal de Educação. “O Carlos Figueiredo tem levado a apresentação da peça teatral O Menino Marrom, há vários anos, às turmas de 4º ano das nossas 36 Escolas Municipais. E a Professora Dra. Adevanir Figueiredo já participou de diversas formações da rede municipal de educação, compartilhando seus valiosos conhecimentos com os nossos professores. É uma honra poder contar novamente com a colaboração dos dois, para a elaboração do PMPI de Apucarana,” concluiu a secretária.

Ônibus-escola do “Bora Paraná” já está em Apucarana e cursos começam nesta quinta

Com direito a uma bolsa-auxílio de R$600 por aluno, começam nesta quinta-feira, dia 16 de maio, dois cursos profissionalizantes da área de confecções, com duração de 25 dias úteis. O foco principal são técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans) e técnicas de costura industrial com ênfase em uniformes profissionais.

A Agência do Trabalhador de Apucarana, por meio do gerente Neno Leiroz, informa que estão inscritas duas turmas de vinte alunos cada, sendo uma no período da tarde e outra à noite. Os cursos integram parte do Projeto Bora Paraná (Unidades Móveis), numa parceria do Governo do Estado do Paraná, e Senai Paraná com os municípios. Também pesou para Apucarana ser contemplada no “Bora Paraná” o seu perfil industrial, mantendo o maior pólo de vestuário do Estado.

As oportunidades de capacitação profissional gratuitas foram conquistadas pelo prefeito Júnior da Femac junto ao secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda e deputado estadual licenciado, Mauro Moraes. “O ônibus-escola do Bora Paraná já está em Apucarana, no estacionamento superior do Complexo Esportivo José Antônio Basso, o “Lagoao”, e as aulas começam nesta quinta-feira (16), a partir das 13 horas”, anuncia o gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiroz.

O prefeito Junior da Femac destaca que essa é uma iniciativa transformadora que percorre o Estado levando qualificação profissional e, em Apucarana, além da prefeitura, conta com total apoio do APL Bonés e do Sivale, além da unidade local do Senai.

“Agradeço ao secretário Mauro Moraes e ao presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, por direcionarem o projeto ao nosso município, somando-se a diversas outras iniciativas que desenvolvemos na qualificação da mão-de-obra e que têm contribuído para a empregabilidade e inserção das pessoas no mercado de trabalho”, avalia o prefeito Júnior da Femac.

O prefeito frisa que o Projeto Bora Paraná conta com o apoio do presidente do Arranjo Produtivo Local do Boné (APL Bonés), Jayme Leonel; e da presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Bete Ardigo; além dos dirigentes do Senai em Apucarana. Junior cita ainda a coordenação do superintendente da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, Miguel Luiz Vilas Boas, e do gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz.

Os cursos terão carga horária total de 96 horas, sendo que o de técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans) vai ser ministrado de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30; e o curso de técnica em costura industrial com ênfase em uniformes profissionais irá ocorrer, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. “Além da qualidade, este projeto inclui ainda um auxílio no valor de R$600, ajudando ao cidadão com os eventuais custos de transporte e alimentação”, reitera Leiroz.

Gestantes recebem 160 kits maternidade da prefeitura

 

A Prefeitura de Apucarana realizou na noite de ontem (14), no Cine Teatro Fênix, a segunda entrega do ano de Kits Maternidade para as futuras mamães que realizam pré-natal pelo SUS na Casa de Gestante. São 160 kits compostos por uma bolsa maternidade, um cueiro, um edredom, um macacão e dois bodies de inverno.

Na primeira entrega do ano, em janeiro, já haviam sido distribuídos 200 kits maternidade. “Iniciado em 2012, esse programa era feito pela Concessionária Rodonorte, que comprava os kits e a prefeitura distribuía. Com o fim do pedágio decidimos continuar, comprando com recursos próprios do município o enxoval entregue às gestantes. Fazemos isso porque nossa gestão prioriza as crianças, mulheres e idosos. Mamães, vocês são importantes. Temos uma das menores taxas de mortalidade infantil do Paraná, por causa dos cuidados que temos com a saúde das gestantes e seus filhos”, afirma o prefeito Junior da Femac.

A entrega dos Kits de Maternidade para as Mães que aguardam o nascimento de seus filhos é uma realização da Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde (Casa da Gestante).

“Esse é um momento especial para as mamães e para nossa equipe no intuito de servir. É um programa do município de Apucarana que vem valorizar e cuidar das mulheres de Apucarana”, diz o secretário municipal da Assistência Social, Juliano Dalla Costa.

De acordo com a Coordenadora da Casa da Gestante, Maria Aparecida Moreira das Neves (Cidinha), as gestantes que recebem os Kits fazem seu pré-natal pelo SUS na Casa da Gestante e nas Unidades Básicas de Saúde. “A Casa da Gestante é referência estadual no acompanhamento pré-natal para gestante com gravidez de alto risco e risco intermediário”, informa Cidinha.

O vereador Rodrigo Lievore (Recife) destacou que as futuras mãezinhas são muito importantes para a sociedade. “Apucarana valoriza e apoia o ser que carregam no ventre. Podem contar com a atenção do município, por meio de políticas públicas de cuidado e proteção”, cita Recife.

No oitavo mês de gravidez do filho João Gael, Gisele Souto, moradora do Residencial Três Reis, define a entrega dos kits como uma atitude de carinho e ajuda por parte da prefeitura. “Não é todo mundo que tem condições de comprar o básico do enxoval do bebê. Fiz questão de vir receber e prestigiar este trabalho lindo dedicado às mamães”, avalia Gisele.

Anualmente, a Casa da Gestante realiza cerca de 7.000 exames de ultrassom recomendados para o período de gestação. São realizadas mais de 800 consultas obstétricas por mês.

A Casa da Gestante acompanha a mãe de forma integral, disponibilizando também o acompanhamento com especialidades como psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia e endocrinologia. A entrega dos Kits Maternidade também foi prestigiada pelo vereador Luciano Facchiano e a vereadora Jossuela Pirelli.