Apucarana deu início nesta segunda-feira (15/05) a uma série de ações visando sensibilizar pais e responsáveis por crianças – entre seis meses e menores de seis anos de idade – sobre a importância da vacinação contra a gripe. Uma das primeiras ações, tida como estratégica pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), é a inclusão dos educadores como multiplicadores da informação junto aos responsáveis.
Em encontro com gestores da rede municipal e de algumas unidades de ensino particular que têm crianças na faixa etária, o prefeito Júnior da Femac pontuou nesta segunda-feira (15/05), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, a importância da mobilização. Ele revelou dados da campanha nacional, que teve início há um mês e segue até o dia 30 de maio, classificando como resultados alarmantes.
“Os indicadores são péssimos em todo o país. Em Apucarana, por exemplo, apenas 15,2% do público alvo de 9.406 crianças esta imunizado até o momento. O sinal vermelho está ligado”, observou o prefeito, comunicando que se indicadores não melhorarem o sistema de saúde não vai dar conta dos atendimentos. “A baixa procura pela vacina é geral. Está acontecendo em todo o Brasil e é uma questão muito séria que precisa ser enfrentada por toda a sociedade. Os indicadores são muito ruins e o resultado disto já estamos vendo na porta do centro infantil, da UPA, com centenas de crianças procurando atendimento devido a ocorrência de síndromes respiratórias. Casos que poderiam ser atenuados a partir da vacina”, ponderou o prefeito Júnior da Femac, lembrando “que o inverno ainda nem chegou”.
Júnior disse que é importante as pessoas se atentarem ainda a um alerta feito pelas autoridades em saúde. “Há um tipo B da Influenza circulando, um vírus muito agressivo que pode gerar uma pneumonia com muita facilidade e precisamos de nossas crianças imunizadas para evitar até mesmo um colapso do sistema de atendimento na saúde”, disse o prefeito, ressaltando que a saúde das crianças é uma responsabilidade dos pais. “Toda criança tem direito à saúde, mas ela não consegue ir sozinha. Temos vacina gratuita e de qualidade, profissionais capacitados, vários pontos de vacinação. Não há desculpa para deixar a criança à mercê de um vírus que não escolhe cor, raça, sexo, condição social e que pode até mesmo levar a criança a óbito”, comentou o prefeito de Apucarana.
Os dados estatísticos da baixa procura foram repassados aos gestores escolares pelo coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luciano Simplício Sobrinho. Ele ressaltou que além da proteção individual, o aumento da cobertura vacinal é importante para a diminuição da circulação do vírus. Em um telão, ele apresentou ainda os resultados locais da campanha, por região. “A cobertura geral nacional hoje é de 20,72%, no Paraná o indicador e de 21,61% e, em Apucarana, estamos com 15,2% do público alvo imunizado. Muito distante do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 95%. Algo, como bem frisou o prefeito, alarmante. Trata-se de uma faixa etária de crianças que sofrem muito com as síndromes respiratórias e a vacina é muito importante para evitar casos graves das doenças que podem resultar em internamentos e mortalidade”, disse o coordenador da AMS, informando que o imunizante contra a influenza (gripe) está disponível em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda-feira a sexta-feira.
Durante a reunião, o prefeito recebeu apoio de todos os gestores escolares que vão intensificar o diálogo com os pais através das APMFs e conselhos escolares e também realizar mais atividades pedagógicas com os alunos. “As crianças têm um poder de influência muito grande junto aos pais e torná-las protagonistas deste pedido junto à família deverá contribuir bastante com a campanha”, sugeriu a diretora Rosimeire Batista Taborda, do Colégio Adventista de Apucarana. A prefeitura também vai encaminhar material informativo para serem entregues aos responsáveis pela criança com os dias, horários e locais de vacinação. “Vamos promove ainda imunização aos sábados para contribuir com aqueles que, por diversos motivos, não podem acessar os pontos de vacinação durante a semana. Este cronograma especial está sendo finalizado pela autarquia e será amplamente divulgado”, comunicou o prefeito Júnior da Femac.
Vacinação por região em Apucarana
Público alvo – 9.406 crianças
Idade – 6 meses a menores de 6 anos
Percentual vacinado até 15/05 – 15,2%
Região 1
– UBS Mercedes Moreno, Raul Castilho e Rodrigo Yoshi
Das 834 crianças, apenas 178 vacinadas
Região 2
– UBS Marcos Freire, Maria do Café, Bolivar Pavão, Dom Romeu e Ruth Eugênio da Silva
Das 1.488 crianças, 218 foram vacinadas
Região 3
– UBS Eunice Penharbel, Ana Maria Pepatto, Antônio Sachello, Orestes Marchito
Das 1.491 crianças, 278 foram imunizadas
Região 4
– UBS Marcos Sanches Mascaro, Valdecir de Paula, Romeu Milane, Myogi Kogure, Philipe Weckewerth e João Marioto
Das 2.211 crianças, 210 foram vacinadas
Região 5
– UBS Walter Lazarini, Pedro Barreto, Padre Dominic
Das 382 crianças, 91 foram vacinadas
Região 6
– UBS Vila Reis, Correia de Freitas, Adriano Correa, Irmã Izília Folador
Das 706 crianças, 180 foram vacinadas
Região 7
– UBS Eros Pacheco, Emília Cretuchi e Solo Sagrado
Das 624 crianças, 141 foram vacinadas
Região 8
– UBS Osvaldo Damin e Interlagos
Das 656 crianças, 159 vacinadas
Fonte: Autarquia Municipal de Saúde (AMS)
Data: 15/05/2023