Cerca de 50 profissionais da Autarquia Municipal de Saúde, entre médicos e enfermeiros, encerram hoje o processo de capacitação para formar as equipes responsáveis para o atendimento do pré-natal em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A conclusão do curso, iniciado em maio, contou com a presença do prefeito Beto Preto, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“Estou aqui numa forma de reconhecimento pelo trabalho bem feito dos nossos profissionais de saúde, e ao mesmo bem reiterar a importância dessa capacitação e da nova estratégia de descentralizar as consultas do pré-natal da Casa da Gestante para as Unidades Básicas de Saúde”, disse o Beto Preto.
Novas medidas, segundo Beto Preto, estão sendo adotadas para melhorar cada vez mais o atendimento as gestantes, como a maior oferta de exames laboratoriais necessários durante a gravidez. “Teremos mais novidades em breve, também na questão de equipamentos”, observou o prefeito.
Uma realidade na rede pública de saúde municipal desde agosto de 2015, a descentralização gradativa das consultas do pré-natal envolve hoje o atendimento de aproximadamente 400 gestantes. O projeto da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), através da Estratégia Saúde da Família (ESF), que atualmente está presente em 7 UBSs, vai chegar a outras 11 unidades ainda neste ano, de forma gradativa.
“A capacitação, encerrada hoje, foi ministrada por profissionais da rede municipal de saúde, da 16ª Regional de Saúde, Hospital da Providência e Cisvir. Participam médicos e enfermeiros das 11 novas UBSs que serão integradas ao projeto de descentralização, bem com os das 7 que já prestam o serviço”, informa o observa superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, detalha que a consulta pré-natal nas UBSs tem como foco as mulheres com gestação de baixo risco e que o atendimento é prestado por médicos com especialidade em Medicina da Família e Comunidade. Os casos identificados durante as consultas como gestação de risco intermediário e alto risco serão encaminhados a Escola da Gestante e passam a ser acompanhados simultaneamente pelo obstetra daquele local, bem como pelo médico da UBS da comunidade em que a mulher grávida residir.
A realização do pré-natal na própria UBS do bairro da gestante é uma recomendação do programa Rede Mãe Paranaense, do Governo do Estado, como forma de facilitar o acesso ao atendimento.
As novas UBS que passarão a realizar consultas do pré-natal são: UBS Elayne Mazur, Jardim Interlagos; Walter Lazarini, no distrito do Pirapó; Ana Maria Pepato, Jardim Trabalhista; Mioji Kogure, Jardim Aclimação; Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Emília Gretuchi, Parque Bela Vista; Leopoldo Hartwig Junior, naVila Nova; Orestes Marquito, no Jardim Marissol; Osvaldo Damim, no Lago Jaboti; Mercedes Moreno, na Vila Regina; e Pedro Barreto, na Vila Reis.
O atendimento já é realizado nas unidades Valdecir de Paula, no Jardim das Flores; Eunice Penharbel, no Residencial Sumatra; Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; Bolivar Pavão, no Jardim América; Takaiti Myadi, no núcleo Dom Romeu; e Marcos Mascaro, no Parigot de Souza.
 
 

Publicações Recomendadas