A secretária de Educação de Apucarana, professora Marli Regina Fernandes da Silva, que faz parte da diretoria paranaense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), está em Brasília onde participa de eventos promovidos pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais/Undime.

Os encontros, que tiveram início segunda-feira e serão concluídos nesta quinta (21/01), contaram com a participação do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e reúnem dirigentes municipais de Educação de todos os estados do Brasil. “Tenho acompanhado importantes discussões. Como educadora e gestora pública na área, estou bastante contente em poder estar contribuindo junto a estes eventos, que são de grande porte e relevância para a Educação Nacional. Outro ponto que considero importante, é a possibilidade de vivenciar o debate de temas atuais e ter a possibilidade de ser um agente multiplicador destes conhecimentos e informações junto a nossa cidade e região”, disse professora Marli.

Além do planejamento das ações estratégicas, outro objetivo das atividades promovidas pela Undime Nacional nesta semana em Brasília é a formatação de um documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular, apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2015. “Os dois primeiros dias da semana foram dedicados ao planejamento estratégico do biênio 2015/2017. Já nesta quarta e quinta (20 e 21/01), acontece o
Seminário Base Nacional Comum Curricular, que coloca em debate os desafios, perspectivas e expectativas da temática”, conta a secretária de Educação de Apucarana.

Além do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, estiveram presentes na abertura do seminário representantes da Unesco, Unicef e Movimento pela Base Nacional Comum. A ideia é que, a partir das discussões, a Undime possa estabeleceras contribuiçõessobre o documento preliminar da Base. Professora Marli explica que os dirigentes municipais estão trabalhando os componentes curriculares em grupos: Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia, Ensino Religioso, Educação Infantil, Educação Especial, Língua Estrangeira.

No âmbito da Undime, as discussões sobre a Base vêm sendo discutidas desde 2014, quando foi promovido o seminário “Base Nacional Comum em debate”. Na ocasião, também participaram representantes de várias instituições.

O que é
– A Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo estabelecer os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem obter em sua trajetória na educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio. A Base busca promover equidade na formação dos alunos e servirá de norte para os professores em sala de aula.

* Legenda foto de capa:

Da esquerda para a direita: Celso Augusto Souza de Oliveira, Dirigente Municipal de Educação de Telêmaco Borba e Presidente da UNDIME-PR, Marli Regina Fernandes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Apucarana e integrante da Diretoria da UNDIME-PR, Aloizio Mercadante, Ministro de Estado da Educação, Aparecida Silveira Gonçalves, Dirigente Municipal de Educação de Paranavaí e integrante da Diretoria da UNDIME-PR, Larissa Biassio Rosa, Secretária Executiva da UNDIME-PR e Aléssio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/CE e Presidente da UNDIME Nacional

Publicações Recomendadas