Levantamento realizado pela Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, em quatro distritos, identificou um índice médio de infestação de 3,65%, considerado de médio risco para epidemia de dengue. A situação mais grave é do distrito de Vila Reis, onde o índice alcançou 4,94% de infestação predial, tornando a localidade como de alto risco. O levantamento também indicou os índices de infestação em Caixa de São Pedro, com 2,91%; Pirapó, 2,88% e Correia de Freitas, 1,59%.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, veterinário Agnaldo Aparecido Ribeiro, afirmou ontem ser fundamental a conscientização dos moradores do distrito da Vila Reis, para evitar uma epidemia de dengue no bairro e, por conseguinte, até mesmo a cidade de Apucarana. “Apenas a ação dos agentes de endemias não basta, caso os moradores não mantenham os quintais limpos, livres de materiais que permitam a disseminação do mosquito transmissor da doença”, manifesta Ribeiro.

Quanto aos outros distritos, o diretor salienta que os índices estão dentro da normalidade, reiterando ser fundamental que a população continue mobilizada. “Somente o poder publico, através dos agentes de endemias, não conseguirá manter a cidade e seus distritos livres do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, três doenças espalhadas pelo País e causando mortes. É preciso a união de todos”, completa o veterinário.

CAMPANHA
– A preocupação com as três doenças tem chegado também a outras instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social da Indústria (Sesi), que programaram ações para a conscientização da população, com a distribuição de folhetos no centro de Apucarana, com a participação da Autarquia Municipal de Saúde.

LOCALIDADE

ÍNDICE (%)

Vila Reis

4,94

Caixa de São Pedro

2,91

Pirapó

2,88

Correia de Freitas

1,59

Publicações Recomendadas