O diretor presidente do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Dr. Paulo Roberto Hatschbach, manteve audiência hoje (18) com o prefeito de Apucarana, Beto Preto, e o secretário municipal de saúde, Roberto Kaneta. Também participaram a Dra. Silvana Tiomasi, diretora de divisão de interior do Hemepar; e Claudete Homoto, coordenadora do Hemonúcleo de Apucarana.
“Queremos ampliar o atendimento aos cidadãos de Apucarana e região e até discutimos a possibilidade da contratação de um hematologista, visando reativar o ambulatório da unidade local”, anunciou Hatschbach, acrescentando que a prioridade é o atendimento de hemofílicos e portadores de anemias, além de ampliar a coleta de sangue.
O prefeito Beto Preto aproveitou a oportunidade para encaminhar ofícios à Secretaria de Estado da Saúde, na pessoa do secretário Michele Caputo Neto, contendo reivindicações de Apucarana. “Reforçamos o pedido para a liberação de uma ambulância para o Município, e também solicitamos a inclusão de novos serviços, numa nova pactuação de mutirão na área de oftalmologia”, revelou o prefeito.
O Hemepar é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.
Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, que atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados, por intermédio de doações dos voluntários. “A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue”, frisa o Dr. Paulo Roberto Hatschbach.