O Departamento de Odontologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) fez nesta sexta-feira (18/12) a entrega de mais um lote de próteses dentárias. Foram entregues mais 110 unidades e o trabalho é resultado de um mutirão realizado junto às unidade básicas de saúde localizadas no Jardim Ponta Grossa, Vale Verde, Jardim Colonial e Dom Romeu Alberti. O ato ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no prédio da AMS, e teve por objetivo zerar a espera nas unidades básicas de saúde destas regiões.
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Odontologia, Dr. Emídio Bachiega,Apucarana fecha o ano entregando, no total, cerca de 1.600 próteses dentárias. “Temos atuado em regime de mutirão, mas também recebemos encaminhamentos individuais feitos pelas próprias equipes de Saúde Bucal das unidades de saúde. Em média, moldamos entre 120 e 150 próteses dentárias por mês, devolvendo o sorriso às pessoas em apenas alguns dias, o que em outra época poderia demorar meses”, detalha Bachiega.
Um dos exemplos é o de Cleide Maria Schneider Brandão, que mora no Jardim Ponta Grossa e fez o encaminhamento através da Unidade Básica de Saúde Maria do Café. “A prótese antiga já tinha uns 7 ou 8 anos de uso. Estava gasta e chegava até a doer o rosto. Aproveitei o mutirão e a prótese nova saiu rapidinho”, comemora Cleide.
No setor privado, uma prótese dentária custaria cerca de R$ 700, artigo que no serviço público é fornecido gratuitamente. Isso ocorre graças a recursos encaminhados pelo governo federal e contrapartida do Município, através de profissionais da própria Autarquia Municipal de Saúde. Nelson Krinchev (cirurgião dentista e especialista em prótese) e Valdir Firman (protético) lembram que a prótese é feita com dente de resina composta e dupla prensagem, o que garante maior durabilidade.
“A prótese melhora a mastigação e a satisfação de participar das refeições, especialmente nesta época, com as festas de final de ano. Além disso, há a valorização do sorriso e melhora também a auto-estima das pessoas”, afirma Krinchev, informando que no próximo ano o trabalho de descentralização terá continuidade. “A próxima região a ser atendida é a do Núcleo Habitacional Parigot de Souza”, anuncia.