Amplo, arejado, organizado, planejado, com ambiente climatizado para estocagem de medicamentos, além de área especifica para armazenagem de insumos hospitalares, odontológicos, laboratoriais e material de expediente e de limpeza, em torno de 600 itens. Assim é o Almoxarifado Central da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, que hoje (29/06) foi vistoriado pelo prefeito Beto Preto, juntamente com o vice Junior da Femac, diretores da AMS – Roberto Kaneta e Emílio Bachiega – e vereador Luiz Magalhães.

Após uma rápida reunião com os diretores da AMS e responsáveis pelo Almoxarifado Central da Saúde, o prefeito visitou o setor de armazenagem de medicamentos, que é climatizado, seguindo os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O investimento realizado neste local visa garantir qualidade aos medicamentos prescritos pelos médicos que atendem na atenção básica. Alguns remédios têm alto custo, principalmente para doenças cardíacas, pulmonares e outras patologias”, manifestou o prefeito. Ele lembra o trabalho desenvolvido pelos funcionários do setor para organizar o almoxarifado. “Organizar este local foi demorado, mas hoje vemos que o esforço de todos valeu a pena”, assegurou Beto Preto.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, disse que no antigo almoxarifado não havia a separação de medicamentos, material de limpeza e de expediente. “Na administração anterior o espaço de armazenagem era pequeno e sem qualquer separação, comprometendo a qualidade dos medicamentos. Agora nestas instalações e com uma equipe de trabalho atuando dentro das normas da Anvisa, há mais segurança, salienta Kaneta.

O vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, acrescenta que está em andamento uma licitação para compra de R$ 4 milhões em medicamentos, para atender a demanda dos próximos 12 meses. No ano passado, disse Bachiega, as aquisições totalizaram R$ 2,5 milhões, inclusive ampliando o número de itens de medicamentos para os pacientes atendidos nas unidades de saúde.

Publicações Recomendadas