Com a expectativa de modernizar o sistema, expandir a rede e agilizar o atendimento, a Prefeitura de Apucarana assumiu a manutenção da iluminação pública. A transmissão dos serviços, que eram executados pela Copel, ocorreu nesta sexta-feira (10/06), em ato realizado no gabinete municipal. Na oportunidade, o prefeito Beto Preto assinou ordem de serviço com a Tecnoluz Eletricidade Ltda, empresa que vai operacionalizar o serviço a partir de segunda-feira. Com a medida, o município passará a ser o responsável (através da empresa terceirizada) pela troca de lâmpadas e outros reparos em cerca de 18 mil pontos de luz, localizados em ruas, avenidas e logradouros.
O ato contou a presença do engenheiro eletricista Ivan Martins, representando a Tecnoluz, do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), de Wallyson Palma , técnico comercial da Copel, do engenheiro eletricista do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), Lafayete Luz, e do presidente da Câmara de Vereadores, José Airton Deco de Araújo.
Beto Preto explica que o Município vinha se preparando nos últimos meses, com a realização de várias licitações, para assumir o serviço. “Temos quatro contratos em vigor. Um para fazer a contagem própria do acervo, outro para a expansão de 10 quilômetros da rede e mais um no valor de cerca de R$ 4 milhões para a substituição de lâmpadas de mercúrio por de vapor metálico e para reforçar a iluminação. E, agora, assinamos a ordem de serviço com a empresa que vai fazer a manutenção de todo o parque de iluminação pública”, elenca Beto Preto.
O município, entretanto, ainda não recebeu o acervo da Copel e o acerto de contas com a concessionária deverá acontecer posteriormente. “A Copel está fazendo a contagem do acervo e o Município contratou uma empresa para ter uma contagem própria. O nosso serviço já foi finalizado e contabilizou 17.329 pontos”, anunciou Beto Preto.
O Município pretende, paulatinamente, fazer a modernização do parque de iluminação pública. “Em torno de 25% das lâmpadas ainda são de mercúrio, uma tecnologia que está vetada há 20 anos. Aos poucos, vamos continuar fazendo a substituição por lâmpadas de vapor metálico”, ressalta Beto Preto, salientando que as diversas ações que estão planejadas promoverão um salto de qualidade no serviço.
Lafayete Luz, engenheiro eletricista do Idepplan, esclarece que o contrato assinado com a Tecnoluz é exclusivo para a manutenção da iluminação pública. “São situações relativas, por exemplo, a lâmpada queimada, reator e soquete. Já os casos de falta de energia nas casas, fiação da rede, disjuntor e outros do gênero continuam sob a responsabilidade da Copel”, exemplifica Lafayete.
O Município terá um gasto mensal com a manutenção da iluminação pública na faixa de R$ 90 mil a R$ 100 mil. “A Prefeitura irá arcar com o custo operacional da manutenção, pagando por ponto atendido, sendo que as lâmpadas e demais materiais correm por conta da empresa contratada”, revela o engenheiro, frisando que em Apucarana o custo por ponto será de R$ 4,95 enquanto em outros municípios esse valor é, em média, de R$ 6.
O engenheiro eletricista Ivan Martins, sócio-proprietário da Tecnoluz, ressalta que o contrato é por performance. “O nosso objetivo é evitar a troca da lâmpada, por isso colocaremos materiais de qualidade. Fica mais caro deslocar o caminhão e equipe do que investir em materiais que tenham uma durabilidade maior”, constata.
SERVIÇO DEVE SER ACIONADO PELO 0800
Um serviço de 0800 já estará ativado na segunda-feira, dia 13 de junho, para atendimento dos apucaranenses. O número para solicitação de serviços é o08006001428. “Sob a direção da Copel os pedidos de troca de lâmpadas queimadas tinham um prazo de 72 horas para substituição. E, a partir de agora, com a prefeitura administrando o serviço, o prazo máximo para a troca será de 48 horas, após o registro do pedido”, explica o engenheiro eletricista Lafayete Luz, do Idepplan. Em caso de solicitação de emergência, em ponto localizado nas proximidades de um hospital, por exemplo, o prazo é de 12 horas.
A Tecnoluz, empresa responsável pela manutenção do serviço, manterá também um serviço de pós-atendimento, com o objetivo de verificar se os serviços solicitados foram realmente executados e também para medir o índice de satisfação do cliente. “Periodicamente, o prefeito ou membros da administração municipal vão receber um relatório com esses dados”, frisa o engenheiro eletricista Ivan Martins, sócio-proprietário da Tecnoluz.
Nesta fase inicial atuarão seis eletricistas, que atenderão os chamados com duas caminhonetes e um caminhão. “O serviço será prestado durante o dia e também à noite. Uma equipe vai atuar das 8 às 18 horas e outra no período noturno que cumprirá uma jornada de 7 horas”, explica Martins, lembrando que à noite serão priorizados os serviços na área central, para não atrapalhar o trânsito.
Martins ressalta que a função da empresa é manter o ponto aceso no período noturno e, durante o dia, evitar o desperdício com eventuais lâmpadas que permanecerem ligadas. “O contrato é para a manutenção da iluminação pública. A nossa função é manter o ponto de luz aceso. Às vezes, quando o ponto de luz está apagado o problema pode ser uma simples conexão, um soquete, o reator, a lâmpada ou o relé”, detalha.