As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Izabel Holak, localizado no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, tiveram um dia especial com a visita de agentes de leitura e do prefeito de Apucarana, Beto Preto. Iniciado em março, o projeto já chegou a diversos locais, levando contação de histórias, rodas de leitura e oficinas de poesia. As atividades estão sendo finalizadas com a produção de um vídeo, que será apresentado no final do mês em Curitiba.

O prefeito de Apucarana gravou um depoimento nesta segunda-feira (07/06), destacando as parcerias e a importância do projeto na vida das crianças e adolescentes. ''Esse trabalho abre a janela do conhecimento, levando o universo da leitura para dentro da vida, da cabeça, da consciência de cada criança e de cada jovem. O projeto dá a oportunidade de aprender um pouco mais e de, por meio de diversos autores, viajar no mundo maravilhoso da leitura”, ressalta.

O Projeto Agentes de Leitura do Paraná é desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Apucarana com as secretarias de Estado da Cultura e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Biblioteca Pública do Paraná, com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os recursos são do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) do Paraná.

Durante a visita, Beto Preto esteve acompanhado do vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), do assessor da ministra Gleisi Hoffman, Arilson Chiorato, e dos representantes das pastas que participam da iniciativa. Estiveram presentes a assistente social Márcia Regina Sousa, da Secretaria de Assistência Social, a professora Marli Regina Fernandes da Silva, diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), do diretor artístico Orisvaldo César, da Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), além da diretora do CMEI visitado, Claudete Rossi Macedo.

O projeto, que tem como público alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foi levado pelo Governo do Estado para apenas 4 dos 399 municípios do Paraná: Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais. “O encerramento do projeto acontecerá em Curitiba nos dias 23, 24 e 25 de junho, quando cada município deverá apresentar um vídeo com as atividades desenvolvidas”, observa Orisvaldo César.

De acordo com o diretor artístico da Promatur, os agentes visitaram escolas, CMEIs, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs Infantil), Centro da Juventude e entidades como Centro de Resgate à Vida Esperança (CEPES) e Lar Sagrada Família, entre outros.

Para o desenvolvimento do projeto, foram contratados 13 agentes de leitura em Apucarana. Uma delas é Anny Gabriely Souza Miguel, que atualmente está cursando Letras na Unespar/Fecea. “Nós temos a oportunidade de, pelo menos momentaneamente, mostrar um universo mais mágico, mais lúdico. Nós apresentamos as obras e incentivamos as crianças a pegar nos livros, a ter esse contato. Nosso objetivo não é mudar a realidade, mas deixar pelo menos uma sementinha dentro de cada pessoa”, pondera a agente de leitura.

Apucarana recebeu um acervo de 1000 obras e cada um dos agentes uma mochila que é levada aos locais visitados. “Selecionamos o material de acordo com o público. No caso de crianças, levamos obras apropriadas para a contação de histórias e assim acontece com as outras faixas etárias”, explica Anny.

Publicações Recomendadas