Com visitas e reuniões com as equipes de trabalho, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, está avaliando os serviços e o atendimento prestado pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Em março deste ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma redistribuição territorial e agora cada um dos quatro CRAS existentes no município atende o mesmo número de bairros.

Beto Preto iniciou o trabalho de avaliação nesta quinta-feira (02/06) e esteve acompanhado na visita pelo vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), e pela assistente social Márcia Regina de Sousa. Conforme o prefeito, havia uma discrepância quanto ao número de bairros por CRAS, o que foi corrigido. “O CRAS localizado no Sumatra I atendia 78 bairros, enquanto o da Vila Reis 7. A redistribuição territorial, que definiu o número de 47 bairros por CRAS, foi acompanhada pela correspondente realocação de pessoal”, observa Beto Preto.

O primeiro CRAS visitado pelo prefeito foi o “Lázaro Zanotti”, localizado no Conjunto Habitacional Sumatra I, inaugurado em novembro de 2015. Atualmente, o espaço conta com uma coordenadora, dois assistentes sociais, psicólogo, três auxiliares administrativos, um serviço geral e dois estagiários de serviços sociais. “A visita busca verificar a composição das equipes, eventuais demandas e analisar o funcionamento dos centros, verificando in loco se todos os serviços estão sendo prestados dentro do que preconizamos”, explica Beto Preto.

Prefeito e vice se reuniram com a equipe de trabalho e ouviram um relato das ações que estão sendo desenvolvidas. Uma das demandas apresentadas pelos funcionários é a viabilização do acesso à internet, que deverá ser agilizado. “Fazemos cerca de 100 atendimentos por dia e a média mensal fica entre 1.400 e 1.900 atendimentos. O CRAS que atende o Sumatra e adjacências é o que tem maior demanda de serviços”, pontua a coordenadora e assistente social, Amanda Rodrigues Moraes.

No Município existem cerca de 16 mil famílias incluídas no Cadastro Único da Assistência Social. “Deste total pouco mais de 5 mil famílias pertenciam ao nosso CRAS e estimamos que, com a redistribuição territorial, esse número tenha diminuído para cerca de 3.500 famílias”, avalia.

Através do Cadastro Único, as famílias têm acesso a programas governamentais como o Bolsa Família, Leite das Crianças, cesta básica, tarifa social da água e da energia, transporte público para portadores de deficiência e idosos, segunda via de documentos, entre outros serviços. “O CRAS do Sumatra está localizado num local de fácil acesso e numa a região onde as pessoas precisam dos serviços. Com a descentralização, a pessoa não precisa sair daqui para ir ao centro da cidade em busca dos seus direitos”, ressalta Amanda.

Segundo a coordenadora do CRAS, também são realizadas reuniões periódicas de acolhida e de esclarecimentos com as famílias, especialmente com as pessoas atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada, com idosos e pessoas com deficiência, beneficiários do Bolsa Família, com aqueles que recebem pela primeira vez a cesta básica e com os atendidos pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

Publicações Recomendadas