Com a participação de alunos dos colégios estaduais Padre José de Anchieta e Tadashi Enomoto, foi realizada nesta sexta-feira (13/05) a última etapa do Geração Atitude em Apucarana. A iniciativa tem o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil. As atividades desenvolvidas em sala de aula durante o ano de 2015 culminaram com a realização de uma gincana e de um bate-papo com autoridades, ocorridas na quadra de esportes do colégio “Anchieta”.
O secretário municipal de Governo, pastor Othoniel Gonçalves, representou o prefeito de Apucarana, Beto Preto. O “Papo Cidadão”, que foi gravado para ser exibido na TV Assembleia – contou ainda com a participação do promotor Eduardo Cabrini, da chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Maria Onide Balan Sardinha, e da professora Rosana Braz da Silva, que representou a Autarquia Municipal de Educação (AME).
Antes, os alunos participaram de uma gincana de perguntas, respostas e desafios abordando o Guia do Cidadão que os professores trabalharam em sala de aula em 2015. “Promotores de Justiça também fizeram uma intervenção presencial na escola, complementando e fortalecendo o trabalho iniciado pelos professores junto aos estudantes”, completa Luiz Antônio Burim, coordenador do NRE.
Depois, as autoridades puderam interagir com os estudantes, respondendo a perguntas sobre o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público. “Uma outra ação de destaque dentro desta iniciativa é a Caravana da Cidadania, um concurso que seleciona as melhores ideias para mudar o Paraná apresentadas por estudantes e professores. O projeto vencedor de 2015 foi o que torna obrigatória a realização do Geração Atitude nas escolas públicas estaduais”, frisa o pastor Othoniel, secretário municipal de Governo.
O “Geração Atitude” é uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná, Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado e núcleos regionais de educação. “As atividades relativas a 2016 já tiveram início as escolas da rede pública estadual. Os professores trabalham temas como democracia, política, eleições, voto e cidadania, dentre outros assuntos importantes”, cita Maria Onide, chefe do NRE de Apucarana, lembrando que este ano o projeto foi ampliado e, além de Apucarana, abrangerá também as comarcas de Jandaia do Sul, Faxinal, Marilândia do Sul e Arapongas.