Com a presença de gestores, administradores públicos do Executivo e Legislativo municipal, Apucarana concluiu nesta quarta-feira (11/05), em evento no salão nobre da prefeitura, uma série de seis pré-conferências visando o debate de propostas e a eleição de delegados de cada segmento que vão participar, nestes dias 20 e 21 de maio, no auditório do campus local da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), da 6ª Conferência Municipal das Cidades. Antes, já haviam realizado suas preparatórias os segmentos de movimentos populares, sindicatos dos trabalhadores, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, Ong’s, conselhos profissionais e empresariado com atuação na área de desenvolvimento urbano.

O vice-prefeito Júnior da Femac e coordenador dos trabalhos municipais destaca que o tema das preparatórias e da conferência é “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. “As pré-conferências são importantes espaços de construção coletiva de ideias a serem debatidas na grande conferência municipal. E é importante que se diga que Apucarana tem um prefeito, um vice-prefeito e secretários municipais que levam o debate popular muito a sério. Aqui o Poder Público procura colocar em prática o que é falado e deliberado nas conferências em todas as áreas: Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Mulher, Economia Solidária, Segurança Alimentar, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Infraestrutura Urbana, Agricultura, Habitação, Assistência Social, entre outras”, afirmou Júnior.

No tocante ao desenvolvimento urbano, ele frisou que as deliberações da 5ª Conferência Municipal das Cidades, realizada em 2013, marcaram um momento histórico. “Em que nossa cidade, de forma coletiva e consciente, lançou luzes para o seu desenvolvimento”, frisou. Além da nova pista no entorno do lago do Parque Municipal Jaboti, mais uma faixa de rodagem na Rua Nagib Daher, retirada do Quarteirão das Águas, da “barriga” em frente ao Cine Teatro Fênix, o vice-prefeito Júnior da Femac elencou algumas das muitas contribuições que surgiram durante a última conferência municipal das Cidades e já foram implantadas.

“Tivemos o novo Plano Diretor de Desenvolvimento, que proporcionou a formalização de cerca de 400 pequenas empresas, construção de 15 torres (prédios residenciais e comerciais) por toda cidade, entre outros avanços. Foram muitos os avanços, que melhoraram o trânsito, definiu-se o tipo de asfalto a ser feito no município, com proibição de pavimentos em paralelepípedos e em tratamento superficial, obras de ligação de bairros, regras para novos conjuntos residenciais populares, proibição de casas geminadas, área mínima para lotes, entre outras diretrizes”, enumerou Júnior. Ele lembrou ainda que diante da importância e influência regional, Apucarana tornou-se em 2015 sede da Região Metropolitana de Apucarana (RMA).

A agenda de debates está sob a organização do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Durante a pré-conferência dos gestores e administradores públicos, realizada nesta quarta-feira, foram abordados ainda os principais conceitos de “cidade”. “Falamos sobre a cidade como espaço geográfico, como conjunto de pessoas, como tecido social e como ente econômico. Debruçamos sobre a ideia de cidade que temos e a de cidade que queremos”, concluiu Júnior da Femac.

Serviço
– Mais informações sobre a 6ª Conferência Municipal das Cidades podem ser obtidas no Idepplan, que funciona no segundo andar do prédio da prefeitura, pelo telefone 3162-4258; pelo site http://www.apucarana.pr.gov.br/hotsite/concidades;ou e-mail idepplan@apucarana.pr.gov.br.

Publicações Recomendadas