O plano de renovação da iluminação pública da Prefeitura de Apucarana, feito por intermédio do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), já atendeu aos distritos de São Pedro Taquara e Correia de Freitas. O prefeito Beto Preto lamenta que por falta de investimento por parte das últimas administrações, as comunidades sofreram às escuras por décadas. “Iluminação pública é serviço de primeira necessidade para o cidadão, que precisa estudar, trabalhar, enfim, transitar pelas ruas após o pôr do Sol. Assim como estamos realizando no centro, também nos bairros e distritos estamos renovando o sistema, promovendo substituição de todas as luminárias e lâmpadas, por novas mais modernas e eficientes, de vapor metálico”, destaca o prefeito.

Click e ouça esta matéria

O investimento feito nos dois distritos é na ordem de R$ 200 mil e fazem parte dos R$4,6 milhões que compõem um pacote de recursos formado pela taxa de iluminação pública, paga pelo usuário. Os moradores de São Pedro Taquara, distante 35 quilômetros da sede, surpreenderam-se com a diferença após a conclusão dos trabalhos. “Ficou muito melhor. A luz que existia era “apagada” e agora está uma claridade perfeita. De longe você observa quem vem”, disse o agricultor Erinaldo Barbosa da Silva, conhecido “Nardinho”. Outro agricultor do distrito, José Ferreira de Melo, o “Zé Rosa” agradeceu a atual administração e lamentou o tempo que a comunidade sofreu sem atendimento na troca de lâmpadas. “Tinha uns 10 anos que a gente não via essa atenção da prefeitura. A praça mesmo teve uma época que ficou dois anos no escuro. Vinham, trocavam uma lâmpada e logo queimava outra. Agora esse trabalho está muito bom, mudou bastante para melhor. A luz é bem forte”, destacou.

O presidente da Associação de Moradores de Correia de Freitas, Márcio Mota, falou sobre os investimentos da prefeitura. “Tínhamos uma iluminação bem precária antes deste trabalho. Melhoria que reivindicamos por anos sem sermos atendidos. Ficava um jogo de empurra-empurra. Ora a Copel atendia, ora a prefeitura. Inclusive tínhamos um superposte com quatro pétalas que estava há 30 anos sem manutenção. Só uma lâmpada funcionava. Agora além de todas as ruas do distrito, nossa praça está também muito bem iluminada. Quer dizer, de 10% subiu para 100% a iluminação pública aqui”, disse Mota.

Morador do distrito de Correia de Freitas há mais de 20 anos, o pedreiro Wilson Gonçalves Fernandes conta do medo em sair de casa. “As ruas aqui eram bem escuras, inclusive quando a gente saia à noite ficava com bastante receio de assalto. Esse trabalho da prefeitura é bem valioso para nossa comunidade. Depois de 20 anos que moro aqui é estou vendo melhorias de verdade”, destacou.

O engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, superintendente do Idepplan responsável pelos serviços, confirmou a precariedade da iluminação pública herdada pela atual administração. “São Pedro Taquara e Correia de Freitas são dois distritos que ao longo dos últimos 30 anos foram deixados de lado. O padrão de qualidade era completamente defasado, com lâmpadas de mercúrio de 80 watts, proibidas para novos loteamentos desde 2002, portanto, muito antigas. O que realizamos nestas comunidades, seguindo determinação do prefeito Beto Preto, nada mais é do que promover a igualdade de tratamento do cidadão. Quem mora nos distritos e bairros é tão cidadão quanto quem mora no centro”, concluiu o superintendente.

Publicações Recomendadas