A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana descentralizou, a partir de agosto de 2015, o atendimento a gestantes, transferindo a UBS Valdecir de Paula, no Jardim das Flores, as gestações consideradas de baixo risco. A medida deu tão certo que foi adotada em outras seis UBS da cidade, A descentralização propõe que o acompanhamento de gestante de alto risco permaneça sendo atendido na Escola da Gestante, mas passa as gestante de baixo risco a um atendimento mais próximo de casa, facilitando o acesso ao serviço. Hoje, Apucarana oferta pré-natal também nas UBS do Residencial Sumatra, Jardim Colonial, Jardim América, Dom Romeu Alberti, Jardim Ponta Grossa e Parigot de Souza.

A atenção começa no pré-natal e se estende até o parto, uma proposta do prefeito Beto Preto lançada em 2013. Na UBS Valdecir de Paula, 32 gestantes já receberam atendimento da equipe de enfermagem e do médico de família e comunidade Luiz Antônio Vilela. Há, ainda, acompanhamento de equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, psicólogo e educador físico.

+ “Foi um grande susto”, diz jovem mãe

+ “Recebi toda a atenção da equipe do posto”

+ “Atendimento excelente”

O médico Luiz Antônio Vilela dedica as sextas-feiras para o atendimento as gestantes, quando realiza os exames de pré-natal e oferece outras orientações. Ele, que é formado a cinco anos pela Universidade Positivo de Curitiba, com residência médica em Betim (MG), afirma ser gratificante o acompanhamento da mulher neste importante período da vida de cada uma delas. “A primeira gestação traz uma insegurança maior, ocasionando um impacto emocional inicial, mas no passar das semanas a mulher fica mais tranqüila, pois recebe atenção de toda a equipe”, salienta o médico.

Ele esclarece que cada caso é analisado a partir do pré-natal, com o envolvimento de todos os membros da equipe da unidade de saúde. “Vamos avaliando cada situação a partir do pré-natal, com atenção à saúde da gestante e evitando comprometer o desenvolvimento do bebê”, explica Luiz Vilela. Ele ressalta que no período final da gestação, o pré-natal é realizado semanalmente, até o encaminhamento da gestante à maternidade.

A enfermeira Josélia Avelina da Rocha é a responsável pela UBS Valdecir de Paula. Ela lembra que desde agosto de 2015, 32 gestantes já passaram pela unidade e todas receberam atenção da equipe de apoio. “Hoje temos 21 gestantes em atendimento e o resultado pode ser visto com os três recém nascidos que estão aqui agora”, apresenta a enfermeira, durante um lanche oferecido as futuras mães.

ATENÇÃO – Uma atenção especial está sendo oferecida a gestante Valdirene Fernandes, residente no Jardim das Flores. Ela é uma gestante de alto risco, mas que vem sendo assistida de perto pelo médico Luiz Antônio Vilela. “Estou muito satisfeita”, afirma.

“Chego até a incomodar o médico por tanta procura”, conta Vânia Vieira, que está no quinto mês de gravidez. Ela relata que fez uso de contraceptivo por mais de seis anos e foi surpreendida pela gravidez. A exemplo das demais gestantes que procuram a UBS, recebe uma atenção especial por parte de toda a equipe de profissionais. “É uma situação muito boa aqui”, relata a gestante.

Publicações Recomendadas