Numa comitiva de empresários e dirigentes municipais do Norte do Paraná visitou no último fim de semana, Sudotec – Desenvolvimento e Tecnologia, no Município de dois Vizinhos, na região Sudoeste. O grupo percorreu a região para conhecer e levantar informações sobre o Ecossistema de Inovação do Sudoeste, visitando também os municípios de Pato Branco e Francisco Beltrão.
De Apucarana, participaram o superintendente da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Moacir Salve, e o professor da Faculdade de Apucarana (FAP), Tiago Cunha. Segundo Salve, a ida ao Sudoeste teve o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana e pelo Sebrae. “A Acia detectou que muitos jovens formados em Tecnologia da Informação em Apucarana estão migrando para outros centros ou regiões”, comentou.

Em Dois Vizinhos o grupo foi recepcionado pelo presidente da Sudotec, Sergio Marchese, pelo prefeito Raul Isotton, por representantes de entidades e empresas parceiras da Sudotec, bem como pela equipe de colaboradores e incubados da Sudotec.
O objetivo foi conhecer as estratégias para o desenvolvimento no setor tecnológico do sudoeste, visando implantar o mesmo modelo na região Norte. As lideranças e empresários se mostraram surpresas com o que viram no polo do Sudoeste, que é referência em tecnologia e inovação no Paraná.

Para o Prefeito Raul Isotton o setor de tecnologia em Dois Vizinhos é privilegiado. Isso porque possuí empresas bem sucedidas que fomentam negócios e, consequentemente, o desenvolvimento. Conforme argumentou Isotton, a Sudotec busca o aperfeiçoamento e o progresso científico-tecnológico dos setores de produção e de serviços; promoção gratuita da educação, estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas; entre outros, e também apoia as Start ups, modelos diferenciados de empresas que vêm se destacando no mercado regional e principalmente municipal.

Ainda durante a visita, foram apresentadas as empresas incubadas na Sudotec, no qual os empreendedores tiveram a oportunidade de falar sobre seus produtos e como é o sentimento deles em relação a dinâmica do ecossistema regional. Um dos projetos que mais chamou a atenção foi o Maker Space, um ambiente voltado a oficinas de criação e robótica que já atende mais de 100 crianças e jovens.

Moacir Salve reitera que o Sudoeste é referência em inovação tecnológica – com empresas que atuam no desenvolvimento de softers -, e modelo na implantação de incubadoras. “Junto com a Acia, UTFPR, Sebrae, Fap, Facnopar, Fecea e outras entidades podemos iniciar um projeto nesta área”, concluiu o superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio.

Publicações Recomendadas