A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF) encerrou ontem (30) a programação comemorativa do Mês da Mulher com uma “Rua de Cidadania para Mulheres”, em frente à Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira, no Núcleo Dom Romeu. No evento, denominado ‘SEMAF em Ação’ foram disponibilizados cerca de 20 atendimentos nas áreas da saúde, beleza, agricultura, educação, jurídico, recreação, artesanato, gastronomia, entre outros.

Os serviços e orientações concentrados no local tinham como foco a defesa dos direitos e valorização da mulher. “Com o apoio de parceiros, reunimos aqui e em outras atividades que promovemos durante o Mês da Mulher, os serviços que o município oferece às mulheres. Através destes eventos esses atendimentos ficam conhecidos e ganham credibilidade ao serem usufruídos na prática. O objetivo do projeto é levar serviços às realidades e comunidades mais próximas das mulheres, e assim ofertar informações, orientações e pequenas prestações de serviço para as mulheres no seu bairro de origem”, afirma a secretária da SEMAF, Denise Machado.

O “SEMAF em AÇÃO”, destaca Denise, foi resultado de valiosas parcerias estabelecidas com o Hospital da Providência; Secretaria Municipal da Agricultura; SESC; 16ª Regional de Saúde; Hemonúcleo; FACNOPAR (alunos do curso de Direito); CEEBEJA; Autarquia Municipal de Saúde, através da Saúde Básica, NASF, NATTA e Casa da Gestante; Centro de Oficina da Mulher; Centro de Atendimento a Mulher; Redes de Economia Solidária de Mulheres; Centro da Juventude; CEPES; e Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira.

Uma das parcerias das iniciativas da SEMAF, o Hospital da Providência esteve presente do evento de ontem com foco na divulgação de três serviços. O do “Banco de Leite”, com a divulgação da importância do aleitamento materno e conquistar doadoras de leite. Já o de “oncologia” foi voltado à prevenção dos cânceres de mama e de próstata. “Também levamos orientações visando à conscientização da importância da doação de órgãos e os procedimentos para se tornar um doador. Agradeço a secretária Denise Machado em nos proporcionar essa parceria, para que possamos realizar junto da sociedade um trabalho de prevenção de doenças”, disse a diretora geral do Hospital da Providência, Geovana Aparecida Ramos.

A secretária Denise, observa que os serviços ofertados no SEMAF em AÇÃO contemplaram eixos do Plano Nacional de Políticas para Mulheres. “O CEBEEJA ofereceu orientação e informação sobre o direito a educação. O Centro de Oficinas e a Rede de Economia Solidária demonstraram oportunidades para mulheres quanto à autonomia financeira. O Centro de Atendimento a Mulher, a FACNOPAR e o CEPES levaram informações sobre direitos da mulher e o enfrentamento da violência contra a mulher. O Hospital da Providência, o Hemonúcleo; a Regional de Saúde, o NATTA, o NASF e a UBS falaram de saúde. O SESC e Centro da Juventude apresentaram oportunidades de acesso à cultura, esporte e lazer. A Casa da Gestante trouxe informações sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos. A Secretaria da Agricultura tratou do desenvolvimento sustentável e distribuiu gratuitamente mudas ornamentais e medicinais”, relacionou Denise.

SEMAF em Ação atendeu aproximadamente 500 mulheres da região do Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti. Entre os serviços de saúde, foram realizados aproximadamente 200 exames, entre exames de HIV, Sífilis, Hepatite, teste de glicemia, colesterol, aferimento de pressão e outros.

Publicações Recomendadas